O equinócio é um acontecimento astronômico que simboliza o começo da primavera e do outono. Anualmente o episódio ocorre duas vezes, durante dois dias do ano, ou seja, a noite e o dia terão basicamente a mesma duração, 12 horas.
O equinócio acontece por conta da inclinação no eixo do planeta Terra resultando na incidência dos raios solares sobre a faixa intertropical ao longo de determinados períodos do ano.
Em síntese, os dois hemisférios ficam postados na mesma posição em relação ao Sol, ou seja, eles recebem a mesma quantidade e intensidade de luz solar, por isso os dias e as noites têm praticamente a mesma duração.
Contudo, o evento pode variar ano após ano, normalmente com 6 horas de atraso entre cada equinócio, tendo em vista que o movimento de translação completo da Terra dura 365 dias e seis horas.
Por isso, de quatro em quatro anos os equinócios acabam se atrasando. Desse modo, fica estabelecido que em alguns séculos ele se adiantará um pouco.
O equinócio poderá aparecer em questões de vestibulares e no Enem no caderno de geografia. Por isso, acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!
A primavera e outono são contempladas com o Equinócio. O fenômeno ocorre quando a o início da primavera no Hemisfério Norte e do Outono no Hemisfério Sul.
Em seguida, no mesmo ano ele acontece novamente com a chegada do Outono no Hemisfério Norte e da Primavera no Hemisfério Sul.
A saber, durante os equinócios do Hemisfério Norte, ocorre um fenômeno super popular conhecido como Aurora Boreal. Por fim, acontecimento astronômico ocorre no verão e inverno conhecido como solstício.
O evento astronômico possui algumas curiosidades interessantes, veja a seguir algumas delas:
E então, gostou de saber um pouco mais sobre equinócio?
Não deixe de ler também – Darwinismo: Entenda o conceito para estudar.