A pandemia tem provocado mudanças não só na rotina das empresas, exigindo dos colaboradores novas habilidades e competências, mas também no processo de recrutamento e seleção. Só em 2020, as entrevistas de emprego online cresceram 2.149%, conforme aponta levantamento feito pela revista Exame. Isto significa dizer que os candidatos às vagas de emprego não só tem que apresentar um bom currículo, mas também tem que saber se portar diante das câmeras.
Especialistas em RH explicam que a automação do processo de recrutamento e seleção já eram uma tendência antes da pandemia mas que, com o avanço do COVID-19, a digitalização dos processos de escolha dos candidatos foi acelerada.
Neste novo cenário, além da apresentação otimizada do currículo e da preparação necessária para as entrevistas de emprego, os candidatos também precisam apresentar habilidades e competências para lidar com as ferramentas online, como por exemplo a videoentrevista. Neste caso não basta apenas saber o que falar e saber se vestir, mas também como vai se apresentar.
Atualmente, as consultorias de recursos humanos têm utilizado dois tipos de videoentrevista: as gravadas e as “ao vivo”. No caso das entrevistas gravadas, geralmente o candidato recebe uma lista de questões antecipadamente e tem um tempo determinado para respondê-las. No processo de recrutamento, este tipo de videoentrevista acontece no início da seleção e serve como ferramenta de eliminação pelo setor de RH. Já as entrevistas “ao vivo” são aplicadas na etapa final e geralmente são acompanhadas pelo gerente da vaga disponível e o RH da empresa.
Algumas dicas são importantes para aqueles que querem ir bem na entrevista de emprego neste novo formato. De acordo com especialistas, é aconselhável que o candidato seja autêntico, pois o objetivo do recrutador é conhecer seu histórico profissional mais a fundo e ainda verificar as habilidades de comportamento do candidato, como a oratória, por exemplo. Para uma boa oratória, o candidato deve controlar a respiração, projetar sua voz com clareza, ter uma postura adequada e roteirizar o que vai falar, prevendo inclusive ênfases em determinados pontos do conteúdo que será disponibilizado. Treinar em frete a um espelho é uma boa alternativa.
Também é importante o tempo de gravação do vídeo. A apresentação pessoal não deve ultrapassar quatro minutos. O candidato precisa ver com quem vai “falar”. Isto ajuda a estruturar a entrevista, distribuindo o tempo determinado destinado para cada item ou questão apontado na entrevista e adequando sua linguagem para que a comunicação não sofra com ruídos que poderiam prejudicar a compreensão do responsável pela seleção.
Em ambos os casos de entrevistas gravadas ou “ao vivo”, o candidato deve ainda se preocupar com o ambiente em que serão realizadas estas tarefas. Perguntas como “o ambiente tem ruído? Tem boa iluminação? Qual o cenário que vou apresentar? “. Os gestores de RH recomendam que caso o ambiente onde serão realizadas as entrevistas não seja o ideal, o candidato deve avisar que está transmitindo online em ambiente doméstico, o que faz parte do “novo normal”. As regras do respeito mútuo continuam valendo. Em caso de atraso, avise.
Mais que o ambiente, o candidato precisa ainda se preocupar com sua apresentação. Além de se preparar, estudando a empresa e sua cultura, o candidato precisa saber como se vestir, alinhando o conforto com a o código de vestimenta da empresa. Estudos apontam que 55% do entendimento de uma mensagem que está sendo transmitida online estão na linguagem corporal, ou seja, expressões faciais e postura. Por isso é importante entender como a empresa estrutura a apresentação de seus colaboradores, incluísse no que diz respeito ao dress code.
O dress code, ou código de vestimenta, teve sua origem no século XVIII, na França, com o objetivo de distinguir nobres de plebeus. Já conforme o dicionário, dress code pode ser traduzido como uma maneira própria de se vestir para uma determinada ocasião, para o trabalho ou até mesmo para a escola. Hoje, o código de vestimenta é regra dentre as empresas que mais crescem no mercado, principalmente aquelas que estão investindo no trabalho Home Office. Uma dica importante: evite usar estampados, listas, xadrez nas entrevistas online. Procure sempre usar tons pastéis ou lisos e tons claros. Isto ajuda na composição da imagem que o candidato quer passar para os entrevistadores
É importante também que o candidato saiba manusear os aplicativos para a realização tanto das entrevistas ao vivo quanto das gravadas. Verifique sempre o áudio, a conexão com a internet e o enquadramento. No caso das entrevistas “ao vivo”, teste o equipamento com antecedência para que não ocorram problemas técnicos durante a seleção. Se for usar o smartphone, procure colocar o aparelho num suporte compatível. Se a conexão com a internet não é boa, mude de lugar.
Por fim, o candidato deve sempre olhar para a câmera durante a entrevista, criando assim um contato visual com o entrevistador. E não esqueça de colocar seu equipamento no modo “não perturbe”, para evitar que apareçam notificações indesejadas durante a entrevista.