Entrevista de Emprego – Postura e Construção da Narrativa

Como aumentar suas chances de sucesso em uma entrevista de emprego?

Certamente uma entrevista de emprego é um fator gerador de ansiedade que atrapalha o próprio candidato no que diz respeito a mostrar o seu potencial dentro do processo seletivo.

Por isso, é importante se preparar para aumentar a sua segurança pessoal e direcionar assertivamente a sua entrevista de emprego.

Uma entrevista de emprego requer postura, direcionamento e atenção. No entanto, ocorre que muitas pessoas por conta da ansiedade e nervosismo acabam dispersando atenção quando precisam narrar a sua trajetória profissional, ficando aquém da sua capacidade de demonstrar profissionalismo.

Embora muitos recrutadores e selecionadores relevem alguns pontos por conta do entendimento de que são fatores oriundos da ansiedade da situação, é importante que o candidato se atente para que não perca a oportunidade de se colocar positivamente durante a entrevista de emprego.

 O seu corpo fala

O corpo fala e não é pouco! Por isso, se atente a sua postura quando estiver diante do seu entrevistador. Primeiramente, mantenha contato visual e não cruze braços e pernas.

Além disso, para as mulheres, caso haja uma outra cadeira ao lado para deixar a sua bolsa é melhor do que deixá-la na sua frente, como se fosse um escudo. Uma vez que tais posturas passam para um entrevistador a ideia de que você está se fechando para que ele está te dizendo.

A construção da sua narrativa

Tão importante quanto você ter vivido experiências profissionais que agregaram valor ao seu modo de trabalhar, é você conseguir falar sobre isso de uma forma direcionada.

Por isso, elabore a sua narrativa de uma forma construtiva para que faça sentido ao entrevistador. Entenda que contar a história da sua trajetória profissional literalmente não é interessante, porém, ressaltar seus pontos fortes, o que foi feito, o que você realmente aprendeu, pode ser fundamental para o sucesso em uma entrevista de emprego.

Sendo assim, atente-se à maneira como você constrói a sua narrativa, para que haja  uma ordem cronológica e seja de fácil entendimento, principalmente focando nos pontos relacionados à vaga atual. 

A metodologia Star pode ajudar você nessa construção. Falamos sobre ela nesse artigo, você pode verificar e direcionar assertivamente a construção da sua narrativa durante uma entrevista de emprego.

Alguma dúvida?

 Muitas pessoas acabam saindo da entrevista de emprego com dúvidas por acharem que não é pertinente questionar algo durante o processo seletivo. 

No entanto, utilize esse espaço ao final da entrevista quando for questionado se está com alguma dúvida, pergunte qualquer coisa que você ache importante. Reforce informações como horário, salário, modalidades de trabalho, qual será o foco da atividade etc. Além de você analisar se a empresa atende às suas expectativas profissionais, também é uma forma de demonstrar interesse pela vaga em questão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.