A entrevista de emprego deve ser entendida pelo candidato como uma situação viável de direcionamento profissional e não como ponto negativo para o destaque do seu perfil.
Quando o candidato se deixa dominar pela ansiedade da avaliação, ele corre o risco de ficar aquém do seu potencial profissional dentro do mercado de trabalho atual. Por isso, o seu posicionamento durante a entrevista de emprego é um fator decisivo para a sua trajetória.
Para evitar um posicionamento negativo durante a entrevista de emprego, o candidato deve considerar destacar situações, exemplificando experiências vivenciadas de maneira orgânica.
É importante levar para a entrevista de emprego seus pontos fortes e características através dos exemplos citados. Sendo assim, destaque a sua capacidade para gerir pessoas; lidar com metas de vendas; analisar processos; implementar projetos; elaborar treinamentos; campanhas motivacionais; negociar etc.
Ao apresentar uma situação negativa apresente também uma solução orgânica, já que dessa forma estará sendo resolutivo dentro do processo seletivo. Por exemplo, é possível informar que precisa melhorar o seu nível de comunicação, já que tem dificuldades para falar em público, ao passo que é relevante destacar que pretende realizar um curso de teatro ou pretende procurar alguma outra possibilidade para melhorar a sua capacidade oratória.
Além disso, o candidato deve direcionar a sua postura de maneira direta e indireta. Portanto, além do direcionamento da sua narrativa, o seu comportamento deve ser participativo. É viável que não permaneça com braços cruzados; trabalhe a sua respiração; tenha cuidado para não interromper o gestor durante o processo seletivo.
Evite gestos excessivos e não deixe bolsas no seu colo. Além disso, tenha cuidado para não interromper outros participantes em um processo seletivo feito em grupo e faça perguntas assertivas e objetivas.
Dessa forma, estará se colocando positivamente no processo seletivo e tornando a sua participação genuína, de modo que uma possível contratação seja o resultado dessa troca entre as partes envolvidas.
Sendo assim, o mais importante durante o processo de entrevista de emprego é que o candidato não autossabote o seu posicionamento por conta do nervosismo. Portanto, se preparar para a entrevista envolve a análise dinâmica do seu próprio currículo e o direcionamento dos pontos citados, além de uma postura positiva e natural.