Entrevista de emprego: pontos relevantes para o candidato se destacar

Confira alguns pontos relevantes para o candidato se destacar de forma assertiva e orgânica durante a entrevista de emprego!

A entrevista de emprego precisa ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade relevante para destacar o seu perfil profissional de forma dinâmica.

Entrevista de emprego: pontos relevantes para o candidato se destacar

Visto que o conceito errôneo sobre a entrevista de emprego como uma forma de julgamento, pode fazer com que o candidato autossabote sua carreira.

Para destacar o seu perfil objetivamente, é necessário compreender a necessidade de direcioná-lo dentro do mercado de maneira orgânica. Por isso, o candidato precisa ter atenção plena ao seu comportamento e direcionar a sua carreira de maneira assertiva.

Evite a autossabotagem profissional

O comportamento do candidato durante a entrevista de emprego deve ser orgânico, por isso, é necessário considerar sua personalidade, pois é muito importante não autossabotar a sua carreira através de uma postura evitativa.

Adote uma postura participativa

Sendo assim, é aconselhável ao candidato não cruzar os braços; falar de maneira calma; manter contato visual com a gestão do processo seletivo; ser assertivo nas suas respostas; ter cuidado para não interromper o profissional que conduz a entrevista de emprego, entre outros pontos.

Fale sobre seus pontos fracos de forma resolutiva

Ao destacar uma situação que requer melhoria, é relevante que seja resolutivo. Visto que, de forma geral, o candidato é questionado sobre qualidades e defeitos.

Portanto, é necessário destacar uma situação que pode ser conceituada como defeito de maneira positiva.

Por exemplo, é possível destacar que precisa melhorar a sua comunicação, já que se conceitua como uma pessoa tímida e, portanto, pretende realizar um curso de teatro.

Destaque suas competências e habilidades

Para falar sobre uma situação positiva, é possível exemplificar suas experiências profissionais anteriores. Sendo assim, destaque a sua capacidade para lidar com metas, realizar a gestão de pessoas, gerir eventos, elaborar treinamentos, direcionar indicadores, conduzir reuniões etc.

Analise a cultura organizacional

O conhecimento sobre a empresa também é relevante para o candidato, já que ao entender melhor a cultura da organização, considerando sua trajetória, missão, visão e valores, o candidato tende a se direcionar de acordo, considerando que uma cultura startup é mais aberta do que uma cultura tradicional.

Contudo, essa análise é relevante também para que o candidato  considere a compatibilidade dos perfis, já que a análise sobre os valores e as objetividades deve ser feita por ambas as partes.

Sendo assim, faça as devidas adaptações dos pontos citados e evite uma postura negativa durante o processo de recrutamento e seleção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.