Entrevista de Emprego – Pontos Importantes Para o Candidato

Como se direcionar assertivamente em uma entrevista de emprego?

Para direcionar assertivamente o seu comportamento em uma entrevista de emprego é importante que se atente a alguns pontos importantes para que equilibre a sua narrativa eu não fique aquém do seu potencial  de mercado.

Uma entrevista de emprego é uma situação que pode deixar muitas pessoas estressadas apenas porque serão avaliadas. Por isso, alguns pontos são fundamentais para que você possa diminuir essa ansiedade e demonstrar suas habilidades para o entrevistador.

Evite atrasos 

É importante que procure não se atrasar para a entrevista de emprego. Pois, o fato de chegar atrasado ou muito em cima do horário marcado, pode ser um fator estressante por si só.

Por isso, tente chegar ao local com alguma antecedência. Bem como, procure trabalhar a respiração para que possa ter controle sobre a sua narrativa.

Verifique seu currículo

 Obviamente você sabe o que consta em seu currículo. Porém, tente analisá-lo como se você fosse uma pessoa que não conhece nada sobre você. Sendo assim, o que tem de informação está ali, naquele documento.

 Você acredita que é possível entender o básico da sua vivência profissional? Foque no que você inseriu no resumo de currículo ou na descrição das atividades profissionais para que se direcione durante a entrevista. 

 Responda de maneira assertiva

Tenha foco para responder o que realmente lhe foi perguntado durante a entrevista de emprego. Não responda de forma muito sucinta, nem prolongue muito uma resposta.

Por isso, ao focar no centro da pergunta, aumentará a sua chance de ser assertivo. A metodologia Star pode ajudar nessa construção.

É bem importante que você tenha foco na resposta e faça bom uso da sua vez de falar. Certamente, esse bom uso se refere a questão de tempo, postura e assertividade.

 Vista-se de acordo com a cultura da empresa

Você não conhece a empresa, então pode ser que não tenha muita clareza sobre sua cultura. No entanto, no site das empresas é possível encontrar informações relevantes na sessão institucional.  Sendo assim, pode conhecer um pouco sobre a sua história, missão, visão e valores.

Certamente, esses dados básicos já podem lhe orientar quanto a maneira correta de se vestir. Bem como, são dados importantes para a construção de sua narrativa. 

Dessa maneira, se a sua entrevista de emprego ocorrer em uma Startup, é importante que você se vista de uma forma mais casual. No entanto, se a sua entrevista ocorrer em uma empresa tradicionalista, procure se vestir de uma maneira social.

Além disso, conhecer a empresa pode ser importante por diversos fatores, como localização, elaboração das respostas e uma análise  pessoal sobre seu interesse pela organização. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.