Ao receber o convite para uma entrevista de emprego é importante que tenha clareza sobre quais são seus pontos fortes para direcioná-los efetivamente dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.
O candidato precisa se direcionar na entrevista de emprego, considerando diversos fatores para elevar a qualidade de sua apresentação, já que ao se deixar dominar pelo nervosismo, o candidato tende a ficar aquém do seu potencial profissional.
Levar para a entrevista de emprego situações concretas sobre seus empregos anteriores pode ser de grande valia, além de ser uma maneira orgânica de destacar suas qualidades.
Por exemplo, é possível informar resultados obtidos quanto à gestão de projetos, equipes e processos, além de destacar a sua capacidade para alcançar metas. Direcionar projetos; implementar sistemas; elaborar treinamentos; entre outros aspectos relevantes que podem direcionar o seu perfil profissional.
Ao falar sobre uma situação que precisa de melhoria, apresente a solução de modo orgânico. Por exemplo, é possível informar que precisa melhorar a sua comunicação, já que se entende como uma pessoa tímida, ao passo que é relevante destacar que pretende realizar um curso de teatro.
É importante adotar uma postura participativa e assertiva. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações completas que reforcem o seu potencial dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.
Sendo assim, não cruze braços e pernas; trabalhe a sua respiração; controle a sua voz; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; evite gesticular excessivamente e seja assertivo nas suas respostas.
Além dos pontos citados, é viável que o candidato adote uma postura participativa organicamente, através do direcionamento de questões relevantes sobre a vaga.
Já que, de forma geral, no final da entrevista de emprego, o candidato pode realizar perguntas pertinentes. Sendo assim, questione pontos importantes, como a possibilidade de crescimento na empresa, as atividades exercidas, os benefícios de forma geral, a possibilidade de flexibilidade de horários etc.
Assim sendo, é importante para o candidato realizar adaptações dos pontos citados e adotar uma postura participativa através de questionamentos importantes, prezando pela assertividade nas suas respostas. Portanto, tenha clareza sobre os principais pontos do seu currículo e eleve a sua autoconfiança durante o processo seletivo.