A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade relevante para o direcionamento de sua carreira. Por isso, é importante ter atenção aos seus comportamentos e à construção de sua narrativa.
O profissional de recrutamento e seleção precisa conhecer melhor o candidato. Por isso, a entrevista de emprego é uma oportunidade de explorar positivamente o seu currículo.
Por isso, é importante que o candidato fale sobre situações concretas que destaquem o seu potencial profissional de forma objetiva. Sendo assim, fale sobre sua capacidade de lidar com metas; direcionamentos de projetos; gestão de negócios; análise de dados; implementação sistêmica; senso de urgência; proatividade; facilidade para construir o relacionamento entre o cliente a empresa; dentre outros fatores relevantes para o direcionamento da análise da empresa sobre o seu perfil profissional.
O candidato deve direcionar a sua postura através da atenção plena ao seu comportamento. Portanto, não cruze os braços e pernas; fale de maneira tranquila; evite atrasos; mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo de recrutamento e seleção.
Se for possível, não deixe bolsas ou mochilas no seu colo e tenha cuidado para não interromper os demais candidatos ou o próprio entrevistador durante a elaboração de alguma pergunta.
Apresente soluções para seus pontos que requerem melhorias. Sendo assim, ao se colocar como uma pessoa tímida, por exemplo, destaque a sua vontade de realizar um curso de teatro.
Dessa forma, estará direcionando o seu comportamento de forma resolutiva. Além dos pontos citados é viável que o candidato conheça a cultura da empresa, analisando o seu site para que conheça os valores da organização, considerando a sua cultura.
Visto que uma cultura startup é bem diferente de uma empresa tradicional, sendo esse um ponto relevante para a análise sobre a compatibilidade dos perfis. Uma vez que é importante que o candidato tenha clareza de que a análise sobre a compatibilidade dos perfis é cabível a todos os envolvidos no processo seletivo.
Portanto, é viável que conheça mais sobre a empresa e sua história para o direcionamento de sua narrativa, bem como para a orientação indireta sobre sua vestimenta. Dessa forma, o candidato está elevando o seu potencial e destacando o seu perfil de maneira objetiva.