A entrevista de emprego é uma situação que requer posicionamento assertivo por parte do candidato, considerando o nervosismo inerente à situação de avaliação.
Nem sempre um excelente profissional é um bom candidato durante uma entrevista de emprego. Uma vez que muitos candidatos se deixam dominar pelo nervosismo e acabam ficando aquém do potencial profissional. Por isso, é importante que na condição de candidato você consiga direcionar a sua postura assertivamente, considerando todos os fatores que impactam na avaliação feita durante o processo de recrutamento e seleção.
A postura corporal do candidato é um ponto de atenção, já que, juntamente com outros fatores, transmite uma mensagem importante para a empresa. Por isso, é importante que você adote uma postura dinâmica, participativa e natural.
Evite cruzar braços e pernas; mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo a entrevista de emprego; procure controlar o seu tom de voz.
Se for possível, chegue ao local da entrevista de emprego com um pouco de antecedência; não deixe objetos em seu colo em posição de defesa; tenha atenção plena à sua própria narrativa, evite gesticular excessivamente; dentre outros fatores pertinentes ao seu comportamento.
Por outro lado, você deve equilibrar a mensagem transmitida por você durante a entrevista de emprego, corroborando uma postura positiva com uma narrativa assertiva.
Portanto, é importante que você conheça o seu próprio currículo de maneira aprofundada, considerando os pontos relevantes de sua trajetória. Por exemplo, você pode falar sobre situações que amparem seus valores profissionais, como facilidade para trabalhar em equipe; agilidade para lidar com pressão; comprometimento com metas; elaboração de treinamentos; relacionamento com o cliente, gestão de pessoas; senso de urgência, dentre os aspectos que sejam pertinentes a sua área de atuação.
No entanto, deve falar também sobre os seus pontos fracos; já que é necessário que você demonstre autoconhecimento profissional, considerando suas qualidades e defeitos.
Assim sendo, é relevante que você fale sobre seus pontos fracos de maneira resolutiva durante a entrevista de emprego. Por exemplo, você pode falar que se entende como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público. Porém, deseja realizar um curso de teatro, expandindo a sua comunicação. Dessa forma, você estará demonstrando autoconhecimento profissional e levando soluções para os seus pontos negativos.