Entrevista de emprego e o direcionamento assertivo do candidato

O assertivo direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego pode ser um diferencial competitivo no mercado de trabalho. 

O assertivo direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego pode ser um diferencial competitivo no mercado de trabalho. 

Entrevista de emprego e o direcionamento assertivo do candidato

Sendo assim, é importante que o candidato não se deixe dominar pela ansiedade inerente à situação de estar sob avaliação. Pois ao se deixar dominar pela ansiedade, a mensagem transmitida durante o processo seletivo pode ser contrária a sua intenção.

Fatores inerentes à sua postura 

Sendo assim, é importante que se atente a alguns fatores, como:

  • Evitar cruzar braços e pernas;
  • Não deixar objetos ou bolsas em seu colo;
  • Manter contato visual com o seu entrevistador;
  • Responder às questões de maneira assertiva;
  • Ter clareza sobre os seus objetivos profissionais;
  • Conhecer pontos relevantes sobre a sua trajetória profissional;
  • Dentre outros aspectos particulares e adaptáveis.

Entrevista em grupo

Entretanto, caso a sua entrevista de emprego ocorra em grupo é importante que você se posicione objetivamente, não interrompa os demais candidatos e nem prolongue excessivamente a sua narrativa. 

Conheça a cultura da empresa

É relevante conhecer a cultura da organização para a qual você irá concorrer a uma vaga, visto que é um fator importante para o direcionamento do candidato.

Startup ou tradicionalista?

Por exemplo, se a sua entrevista de emprego ocorrer em uma cultura Startup, você pode se direcionar de uma maneira mais casual, bem como, pode se vestir de uma maneira informal.

Entretanto, uma empresa de cultura tradicionalista geralmente requer um comportamento formal. Por isso, esse ponto pode ser muito importante para que você saiba como deve se comportar de forma abrangente durante a entrevista de emprego. Portanto, em uma entrevista de emprego, esse conhecimento é um ponto de apoio. Sendo assim, confira o site da organização e conheça a sua trajetória, missão, visão e valores.

Seus pontos fortes durante a sua trajetória profissional 

Além disso, também é importante que você conheça seus pontos fortes e seus pontos de melhoria. Sendo assim, fale sobre projetos, sugestões, implementações e ideias executadas por você em seus empregos anteriores.

O que precisa melhorar?

Quanto aos seus pontos de melhoria, reconheça-os, porém, sempre leve também uma solução. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, informe que pretende realizar um curso de teatro para melhorar a sua oratória.

Por fim, faça uso do espaço para perguntas que, geralmente, é cedido ao candidato no final de toda a entrevista de emprego. Essa é uma maneira natural de avaliação da proposta para todos os envolvidos, candidatos e empresas, visto que é importante que as expectativas sejam atendidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.