A entrevista de emprego é uma situação que requer um direcionamento no que diz respeito ao comportamento do candidato para que não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual.
Você – na condição de candidato – pode não conseguir colocar de maneira positiva, não conseguindo demonstrar o quanto pode contribuir para a empresa, tal como você é capaz de demonstrar numa rotina de trabalho. No entanto, essa ausência de direcionamento quanto ao seu próprio comportamento pode ser um ponto negativo para o direcionamento de sua carreira profissional, considerando seus objetivos futuros.
É comum que excelentes profissionais não consigam se colocar dessa forma durante um processo de seleção, perdendo uma oportunidade que poderia ser correlata ao seu objetivo profissional.
No entanto, é possível que o candidato consiga adotar uma postura positiva, não se deixando dominar pelo nervosismo inerente à uma situação de avaliação. Sendo assim, é relevante que não cruze os braços; mantenha contato visual com o entrevistador; fale de maneira calma; controle o seu tom de voz; evite gestos em excesso, dentre outros pontos.
Caso você participe de uma entrevista coletiva, tenha cuidado para não interromper os demais candidatos ou elevar o seu tom de voz para que haja um destaque; já que esse destaque pode nem sempre ser positivo.
Além dos fatores referentes ao seu comportamento durante o processo seletivo, é importante que o candidato também tenha atenção à construção da sua narrativa; já que esse é um ponto relevante para que possa direcionar o seu comportamento através de uma postura mais autoconfiante de forma natural.
Leve para a entrevista de emprego situações de seus empregos anteriores que corroborem os seus valores profissionais através de situações concretas. Sendo assim, você pode falar sobre a sua proatividade; facilidade para gerir pessoas; alcance de metas; facilidades para analisar sistemas; planejamento; organização; gestão de conflitos; inovação, dentre outros fatores que sejam pertinentes ao seu perfil profissional.
Dessa forma, você poderá se direcionar de uma maneira positiva, considerando a construção da sua narrativa e adotando uma postura autoconfiante, porém, orgânica. Portanto, faça adaptações dessas dicas e alcance seus objetivos profissionais.