Entrevista de emprego: confira dicas para o direcionamento do candidato

O direcionamento do candidato é primordial para o seu sucesso durante a entrevista de emprego. Confira dicas relevantes!

O sucesso do candidato na entrevista de emprego é oriundo de muitos fatores, por isso, é necessário considerá-la como uma forma dinâmica de direcionar suas habilidades e competências dentro do mercado de maneira assertiva.

Entrevista de emprego: confira dicas para o direcionamento do candidato

O direcionamento do candidato é primordial para que ele obtenha sucesso na entrevista de emprego. Sendo assim, é relevante destacar o seu potencial, evitando ficar aquém de suas capacidades profissionais por conta da ansiedade da situação de avaliação.

A maneira como o candidato direciona o seu comportamento é tão relevante quanto a sua narrativa. Desta forma, a sua postura deve ser participativa e orgânica para que seja eficiente para a análise feita pela profissional de recrutamento e seleção.

Destaque sua trajetória profissional

É muito importante que o candidato leve situações concretas para a entrevista de emprego, exemplificando seus pontos fortes através de suas experiências e características.

É conveniente falar sobre a sua capacidade de lidar com metas; realizar a gestão de pessoas; direcionar projetos; analisar dados; elaborar treinamentos; conduzir reuniões; gerir eventos e agendas; validar políticas internas etc.

Além disso, é válido destacar características como produtividade; proatividade; senso de urgência; poder de persuasão; resiliência etc.

Seja assertivo e resolutivo

Ao falar sobre uma situação que requer melhoria, o candidato deve ser objetivo e resolutivo. Por exemplo, é possível destacar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um sistema específico, ao passo que é relevante ressaltar que já está realizando cotações para agregar esse conhecimento.

Transmita uma mensagem positiva através do seu comportamento

O seu comportamento precisa corroborar a sua narrativa, por isso, o candidato deve adotar uma pessoa da participativa, evitando gestos excessivos; mantendo contato visual com a gestão do processo seletivo; colocando seu ponto de vista de forma adequada; sendo assertivo nas suas respostas; evitando cruzar os braços; não deixando objetos no seu colo e trabalhando sua respiração.

Faça adaptações relevantes 

Certamente, todos os apontamentos são passíveis de adaptações, haja vista, a diversidade cultural das empresas e a subjetividade de cada vaga.

Entretanto, o mais importante é que o candidato adote uma postura participativa para que a avaliação seja genuína, de modo que a contratação seja o resultado de um processo positivo dentro da dinâmica proposta.

Portanto, para que haja uma troca positiva entre as partes envolvidas, o candidato precisa se colocar no processo de maneira assertiva, considerando a cultura da empresa e os seus objetivos de carreira, bem como, questionando pontos importantes sobre a vaga.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.