Dicas para direcionar a sua trajetória profissional durante a entrevista de emprego

Confira algumas dicas para direcionar a sua trajetória profissional durante a entrevista de emprego de forma objetiva!

Conceitue a entrevista de emprego como uma forma de direcionamento de sua carreira profissional em longo prazo, através de sua postura e da exploração positiva do seu currículo.

Dicas para direcionar a sua trajetória profissional durante a entrevista de emprego

É viável para o candidato que tenha clareza sobre quais são os pontos fortes referentes à sua trajetória profissional, bem como sobre quais são seus pontos fracos para direcioná-los de forma resolutiva. 

Ao entender a entrevista de emprego como uma apresentação profissional, poderá destacar situações concretas de forma objetiva. Sendo assim, o conceito da entrevista de emprego como uma espécie de julgamento não deve ser absorvido pelo candidato.

Exemplifique seus valores e resultados

Leve para a entrevista de emprego situações que destaquem o seu potencial de mercado de forma assertiva. Pode ser viável falar sobre a sua capacidade de realizar negociações;  cotações e compras; vendas; implementação de sistemas; controles internos; elaboração de treinamentos; campanha motivacional; gestão de equipes; entre outros pontos.

Seja resolutivo ao destacar seus pontos que requerem melhorias

É possível informar uma necessidade sua de forma evolutiva. Por exemplo, ao informar que precisa se atualizar quanto a algum sistema utilizado no seu setor profissional, destaque que já está realizando cotações com instituições de ensino para essa finalidade. 

Além disso, pode ser viável destacar que se conceitua com uma pessoa tímida e deseja realizar algum curso que melhore a sua capacidade de comunicação. Dessa forma, estará sendo resolutivo e resiliente.

Adote uma postura assertiva e participativa

O seu comportamento deve corroborar sua narrativa. Sendo assim, pode ser viável não cruzar braços e pernas; chegar com antecedência ao local marcado para a entrevista de emprego; evitar gestos excessivos; falar de maneira tranquila; tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz a gestão do processo seletivo.

Faça perguntas e analise as possibilidades oferecidas pela empresa

Geralmente, o candidato pode realizar perguntas no final da entrevista de emprego. Portanto, é importante utilizar esse espaço de forma objetiva e assertiva, realizando questionamentos sobre a vaga; benefícios da empresa; plano de carreira; possibilidade de crescimento profissional; cultura organizacional; dentre outros pontos.

Considere analisar a viabilidade da contratação

Dessa maneira, estará demonstrando interesse pela posição oferecida, bem como, poderá analisar a viabilidade da contratação. Visto que essa análise deve ser realizada por todos os envolvidos no processo seletivo. Contudo, o candidato se sentirá apto para realizar esse tipo de questionamento ao não se colocar negativamente durante a entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.