Empregos

Entrevista de emprego: dicas para a postura do candidato

É importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma forma de a empresa conhecê-lo melhor, e não como uma maneira de julgar suas habilidades e competências.

Entrevista de emprego: dicas para a postura do candidato

O conceito da entrevista de emprego como uma forma de julgamento pode ser extremamente prejudicial para o seu futuro profissional. Por isso, é importante entender a entrevista como uma forma positiva de exploração do seu currículo.

Contudo, para que obtenha sucesso na entrevista de emprego, o candidato deve ter clareza sobre quais são os pontos fortes de sua trajetória e contornar seus pontos fracos assertivamente. 

A adoção de uma postura participativa também é um ponto a ser considerado pelo candidato. Visto que uma postura evitativa transmite uma mensagem de desinteresse, fazendo com que o candidato fique aquém do seu potencial profissional.

Experiências anteriores

Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem pontos importantes para a avaliação dentro do processo de recrutamento e seleção, como o seu senso de urgência; proatividade; gestão de pessoas; gerenciamento de projetos; elaboração de treinamentos; facilidade para elaborar um relacionamento com cliente; promoções; campanhas de marketing digital etc.

Pontos fracos

Contudo, é importante equilibrar a avaliação falando sobre seus pontos fracos de maneira sucinta e resolutiva. Sendo assim, ao apresentar uma situação que requer uma melhoria, apresente imediatamente uma solução orgânica.

Por exemplo, é possível que destaque que possui dificuldades para falar em público, ao passo que é relevante informar que deseja realizar algum curso que melhore a sua comunicação, como um curso de teatro.

Comportamento

A adoção da sua postura deve considerar o seu comportamento, sua narrativa e o seu olhar, além do controle do seu tom de voz. Por isso, é importante que não cruze os braços e pernas; mantenha contato visual com a gestão do processo; fale de maneira calma e tranquila; não gesticule em excesso durante a construção da sua narrativa.

O mais importante é que durante a entrevista de emprego o candidato consiga se colocar positivamente e destacar suas habilidades e competências de maneira objetiva e sucinta.

Compatibilidade de valores e objetivos

Dessa maneira, a entrevista de emprego se tornará um processo genuíno e eficiente. Haja vista, o fato de que o oposto pode fazer com que o candidato autossabote a sua carreira profissional. 

Já que, ainda que seja um excelente profissional na sua rotina de trabalho, é durante a entrevista de emprego que ele conseguirá se colocar como uma contratação compatível com a necessidade da organização.