Entrevista de emprego: dicas de postura e narrativa para o candidato

Direcione a sua postura e narrativa durante a entrevista de emprego. Confira algumas dicas voltadas para os candidatos!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato consiga direcionar o seu conhecimento no mercado de maneira efetiva. Por isso, é relevante que o candidato se prepare para que possa adotar uma postura positiva e construir uma narrativa assertiva.

Entrevista de emprego: dicas de postura e narrativa para o candidato

Muitos fatores fazem parte da composição da linguagem corporal de um candidato. Por isso, quanto mais autoconhecimento o candidato tiver, melhor será o seu desempenho de maneira abrangente.

Direcione seus pontos fortes

Sendo assim, analise o seu próprio currículo e saiba quais são os pontos fortes da sua trajetória profissional. Da mesma forma, é relevante que você saiba quais são os seus pontos que requerem melhorias, assim poderá construir uma narrativa com base em situações concretas que possam amparar o seu diferencial competitivo profissional.

Fale sobre situações concretas vivenciadas por você em seus empregos anteriores

Leve para a entrevista de emprego situações que reforcem os seus pontos positivos, como facilidade para trabalhar em equipe; gestão de metas; análise de processos; direcionamento estratégico; planejamentos; análises de dados, dentre outros aspectos que sejam correlatos ao seu conhecimento profissional.

Leve resoluções aos seus defeitos

Por outro lado, você deve equilibrar as informações falando sobre os pontos de sua trajetória profissional que requerem assertividade e direcionamento.

Sendo assim, fale sobre os seus defeitos, contornando-os com resoluções. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, você pode relatar que deseja fazer algum curso voltado para a sua comunicação. Visto que você considera a necessidade de se comunicar amplamente na sua área profissional.

Construa a sua narrativa de forma objetiva e direta

A construção da sua narrativa deve ser acompanhada por uma postura positiva. Por isso, procure chegar mais cedo ao local marcado para entrevista de emprego; não permaneça com os braços cruzados; não deixe objetos em seu colo; fale de maneira calma e tranquila; trabalhe a sua respiração; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção e procure responder às perguntas de forma natural e assertiva.

Adapte essas dicas e eleve suas chances de sucesso profissional

Certamente, essas dicas são adaptáveis, porém, são pontos relevantes para que você possa analisar o seu comportamento e postura, de modo que você não fique aquém do seu potencial profissional; já que é importante que o candidato não esconda suas habilidades e competências durante a entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.