O candidato deve se preparar para a entrevista de empregos de modo resolutivo, no entanto, a postura adotada deve ser orgânica e participativa. Confira apontamentos relevantes para se direcionar no mercado de trabalho!
É importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma conversa que possui o seu currículo profissional como ponto de partida, já que o conceito errôneo sobre a entrevista de emprego como um tipo de julgamento, pode fazer com que o candidato fique aquém do seu potencial.
A entrevista de emprego requer o direcionamento assertivo de sua postura e uma análise aprofundada sobre os pontos fortes de sua vivência profissional. Além disso, o candidato deve direcionar o seu comportamento de maneira resolutiva.
Exemplifique situações concretas vivenciadas em seus empregos anteriores para que destaque os seus pontos fortes durante a entrevista de emprego. Destaque o seu senso de urgência; facilidade para lidar com metas; relacionamento com o cliente; otimização de projetos; otimização de processos; gestão de pessoas; implementação sistêmica; capacidade analítica; atendimento ao cliente; controle de agendas; avaliação de indicadores; treinamentos; dentre outros aspectos importantes para o direcionamento do seu perfil profissional.
Contornar seus pontos fracos também é uma vertente relevante durante a entrevista de emprego. Por isso, é aconselhável que apresente uma solução para cada apontamento negativo que fizer.
Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para ministrar palestras ou realizar treinamentos, destaque que está em vias de se matricular em um curso de teatro, objetivando a melhoria de sua comunicação.
O seu comportamento deve acompanhar a sua narrativa. Sendo assim, não mantenha os braços cruzados; evite gesticular excessivamente; controle o seu tom de voz; mantenha contato visual com o profissional de recrutamento e seleção; seja assertivo nas suas respostas e evite atrasos.
Dessa forma, poderá direcionar o seu comportamento de maneira orgânica, evitando uma postura de autossabotagem profissional. Portanto, analise os valores envolvidos, destaque o seu potencial profissional de forma resolutiva e alcance seus objetivos dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.
Visto que as empresas buscam por profissionais resilientes e que tenham ciência de seus pontos que requerem melhoria e de seus pontos de contribuição. Portanto, faça adaptações e não fique aquém do seu potencial profissional.