O direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego é primordial para o seu sucesso, já que é necessário considerar a sua apresentação de forma objetiva, destacando os pontos principais de sua carreira profissional.
Para obter sucesso durante a entrevista de emprego, o candidato precisa demonstrar suas capacidades e objetividades de maneira direta e indireta, por isso, a sua postura deve ser participativa e direcionada.
Pode ser viável levar para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem o seu potencial profissional dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.
Dessa maneira, poderá exemplificar situações concretas e demonstrar pontos relevantes para a análise feita pelo profissional de recrutamento e seleção.
Fale sobre a sua capacidade de lidar com metas; gestão de pessoas; gerenciamento de projetos; construção do relacionamento com o cliente; elaboração de treinamentos; análise de dados; gestão de eventos; controles de agendas etc.
É importante que o candidato equilibre a situação ao apresentar soluções para seus pontos fracos, dessa maneira, poderá falar naturalmente sobre qualidade e defeitos.
Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, é importante destacar que pretende realizar um curso de expansão para sua oratória, como um curso de teatro.
Ou ainda, é possível destacar que precisa melhorar o seu conhecimento técnico em algum sistema específico, contudo, já está realizando cotações para agregar esse conhecimento.
Adotar uma postura participativa é importante para controlar os seus gestos e o seu tom de voz. Visto que o mais importante é que evite uma postura contraproducente que faça com que fique aquém do seu potencial dentro do mercado.
Sendo assim, é viável que não cruze braços e pernas; evite gesticular em excesso; console o tom da sua voz; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo e tenha cuidado para não interromper o entrevistador.
Além disso, evite atrasos, não deixe bolsas no seu colo e trabalhe sua respiração. Certamente, é importante que conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade de apresentação de modo resolutivo, assim poderá considerar sua objetividade e personalidade, evitando a autossabotagem profissional.
Uma vez que a empresa precisa conhecê-lo de maneira objetiva, para que você também possa conhecer os pontos relevantes sobre a vaga e analisá-los. Visto que a análise sobre a compatibilidade dos perfis deve ser feita por ambas as partes.