Entrevista de emprego: destaque a sua experiência profissional de forma objetiva 

Destaque a sua experiência profissional de forma objetiva durante a entrevista de emprego. Confira dicas para o candidato!

É importante que o candidato entenda a entrevista de emprego como uma forma de direcionamento resolutiva de sua carreira.

Entrevista de emprego: destaque a sua experiência profissional de forma objetiva 

Ao receber o convite para uma entrevista de emprego, o candidato deve ter clareza sobre quais são os principais pontos de sua trajetória, de modo que se coloque positivamente no mercado de forma orgânica.

A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato se colocar no processo seletivo. Sendo assim, considere destacar seus principais pontos no mercado de forma objetiva, exemplificando sua trajetória.

Exemplifique seus pontos positivos

Fale sobre a sua capacidade de lidar com metas; gerir processos; analisar projetos; elaborar treinamentos; conduzir reuniões; gerenciar equipes; implementar sistemas; analisar dados; dentre outras situações que demonstrem a sua proatividade, senso de urgência e resiliência.

Fale sobre seus pontos fracos de forma resolutiva

Ao destacar uma situação que requer melhoria, seja resolutivo de maneira orgânica. Sendo assim, é possível informar que possui dificuldades para falar em público, contudo, pretende estudar teatro, por exemplo.

Ou ainda, é possível falar sobre a sua necessidade de se atualizar quanto a algum sistema utilizado na sua área profissional, no entanto, está fazendo cotações para realizar um curso sobre uma nova versão lançada recentemente.

Adote uma postura objetiva e participativa

Além disso, o seu comportamento precisa corroborar a sua narrativa. Por isso, é viável que não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; evite gesticular excessivamente; não deixe objetos no seu colo; controle o tom da sua voz.

Tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz o processo seletivo, ao se lembrar de algum fato que não foi respondido em ocasião oportuna. Além disso, mantenha contato visual com a gestão do processo de maneira orgânica e seja assertivo nas suas respostas.

Tire suas dúvidas 

É aconselhável que o candidato faça perguntas importantes de forma objetiva, quando for cedido um espaço para que tire suas dúvidas. Sendo assim, levante questionamentos relevantes sobre a empresa, as atividades exercidas, a cultura da organização, a possibilidade de crescimento de carreira, os benefícios de forma ampla, entre outros aspectos que sejam pertinentes para a sua análise sobre a possibilidade de desenvolvimento de sua carreira.

Pois é válido ressaltar que análise sobre a compatibilidade dos perfis é cabível a todos os envolvidos. Contudo, o candidato só se sentirá apto a realizar esse tipo de colocação, ao não se colocar negativamente durante a entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.