É possível para o candidato alcançar seu potencial de mercado através de um direcionamento assertivo de sua postura durante uma entrevista de emprego. Para isso, é necessário que o candidato se prepare de modo que não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho.
Um excelente funcionário pode não ser um bom candidato, sendo descartado durante o processo seletivo por se deixar dominar pela ansiedade e pelo nervosismo.
É inerente a uma situação de avaliação que o candidato se sinta pressionado e fique ansioso. Entretanto, embora o profissional da área de recrutamento e seleção esteja preparado para lidar com tal fator, o candidato precisa demonstrar sua capacidade para que seja devidamente avaliado.
Por isso, é relevante conceituar a entrevista de emprego como uma apresentação pessoal, bem como, uma maneira de explorar os pontos positivos do seu currículo. Dessa forma, o candidato eleva suas chances de sucesso, direcionando sua narrativa de forma positiva.
É pertinente que o candidato aprofunde o seu conhecimento sobre o seu próprio currículo, analisando situações concretas que possam reforçar suas competências e habilidades sociocomportamentais.
Da mesma forma, o candidato deve ter clareza sobre seus pontos fracos para que possa direcioná-los por meio de situações resolutivas. Por exemplo, é possível que se coloque como uma pessoa tímida. Porém, pode informar que irá realizar algum curso voltado para melhorar a sua oratória. Dessa maneira, você está demonstrando autoconhecimento profissional e apresentando soluções de forma orgânica.
Além disso, a sua postura irá transmitir uma mensagem importante por meio de uma linguagem não verbal direcionada. Sendo assim, se atente ao seu gesto, tom de voz e posicionamentos no decorrer do processo seletivo.
É importante que o candidato não cruze os braços, fale de maneira controlada e pausadamente, bem como, mantenha contato visual com o seu entrevistador. Além disso, não gesticule em excesso e não interrompa os demais participantes ou entrevistadores.
Dessa forma, o candidato estará melhor preparado para lidar com a avaliação, conceituando-a como uma forma de demonstrar o seu potencial e corroborando o seu valor profissional encontrado em seu perfil quando da análise inicial do seu currículo.