A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato apresentar pessoalmente os pontos relevantes do seu currículo. No entanto, muitos candidatos ficam aquém do seu potencial, pois sentem-se pessoalmente julgados durante um processo seletivo.
Primeiramente, para o candidato conseguir direcionar assertivamente o seu comportamento é necessário que conceitue a entrevista de emprego como uma apresentação do currículo, e não como um julgamento pessoal. Haja vista que apenas a mudança de conceito pode minimizar consideravelmente o nervosismo inerente à uma situação de avaliação.
Sendo assim, é relevante que o candidato alcance o sucesso por meio de estratégias referentes ao seu comportamento, considerando que deve adotar uma postura positiva para se colocar positivamente no processo seletivo.
É importante que o candidato não mantenha os braços cruzados; não gesticule excessivamente; evite falar muito rápido; tenha cuidado para não interromper o gestor do processo seletivo; mantenha contato visual com o condutor do processo de recrutamento e seleção, dentre outros aspectos que sejam pertinentes ao seu comportamento.
Por outro lado, uma postura assertiva deve ser acompanhada de uma narrativa sólida, construída com base nos pontos principais do seu currículo.
Por isso, é relevante que o candidato leve para a entrevista de emprego situações que reforcem seus valores profissionais de modo orgânico, falando sobre sua proatividade; facilidade para gerir equipes; alcance de metas; poder de persuasão em vendas; planejamento empresarial; acompanhamento de projetos; capacidade analítica, dentre outros pontos que sejam correlatos ao seu profissionalismo.
No entanto, essas informações devem ser equilibradas pelos seus pontos fracos; ao passo que também o candidato deve apresentar soluções para cada apontamento negativo que fizer.
Por exemplo, é possível que o candidato se coloque como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, o que pode atrapalhar a elaboração de um treinamento. Porém, pretende realizar um curso voltado para a sua comunicação, uma vez que reconhece a necessidade de melhorar a sua oratória.
Dessa forma, o candidato poderá alcançar resultados assertivos dentro do processo seletivo de forma dinâmica e direcionada. Por isso, é importante que faça adaptações dos pontos citados e eleve suas chances de sucesso no mercado de trabalho, evitando ficar aquém do seu potencial por conta do nervosismo inerente à uma situação de avaliação.