A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato destaque o seu perfil no mercado, considerando os pontos atrativos do seu currículo.
Por isso, para o candidato se preparar, ele deve considerar a sua própria trajetória e direcionar o seu comportamento.
O nervosismo é um fator comum durante a fase de avaliação. No entanto, quando o candidato se permite dominar por essa sensação, ele pode ficar aquém do seu seu potencial de mercado, criando um ciclo negativo de autossabotagem profissional.
Sendo assim, para minimizar a ansiedade e se colocar positivamente durante a entrevista de emprego, o candidato deve direcionar suas experiências e o seu comportamento.
Fale sobre sua capacidade de lidar com metas; gestão de pessoas; senso de urgência; direcionamento de projetos; implementação sistêmica; campanhas motivacionais; controles internos; dentre outros aspectos importantes para o seu desenvolvimento profissional.
Por outro lado, equilibre as informações falando sobre seus pontos fracos de forma resolutiva. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, destaque o seu desejo de realizar um curso que melhore sua comunicação, como um curso de teatro.
O seu comportamento deve conceituar a sua narrativa de maneira participativa. Por isso, é viável que não deixe os braços cruzados; fale de maneira calma e tranquila; mantenha contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção; evite atrasos e evite gesticular excessivamente.
Geralmente, no final da entrevista de emprego é cedido um espaço para que o candidato se posicione ou faça questionamentos. Portanto, é importante utilizar esse espaço para tirar suas dúvidas sobre a vaga, considerando os benefícios, a possibilidade de crescimento, questões sobre projetos e a cultura da empresa.
Dessa forma, poderá analisar a viabilidade da contratação. Uma vez que essa avaliação precisa ser feita por todos os envolvidos. Contudo, para o candidato só é viável realizar esse tipo de análise ao não se colocar de maneira negativa durante a entrevista de emprego.
Portanto, é relevante que faça adaptações dos apontamentos citados e alcance os seus objetivos profissionais em longo prazo de maneira orgânica e objetiva dentro do mercado de trabalho atual.