A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato se apresente de maneira direcionada para o mercado de trabalho atual. No entanto, quando o candidato se deixa dominar pelo nervosismo e pela ansiedade, pode ficar aquém do seu potencial, adotando uma postura de autossabotagem profissional.
O nervosismo é um fator inerente à entrevista de emprego. Todavia, quando ele domina o comportamento do candidato torna-se um gargalo no que tange ao seu caminho profissional; já que quando o nervosismo domina o seu comportamento, você tende a adotar uma postura evitativa, escondendo o seu potencial e evitando se apresentar durante a entrevista de emprego.
Por isso, é relevante para o candidato que conheça a sua própria trajetória profissional de maneira aprofundada. Pois, essa é uma forma orgânica de se direcionar e se posicionar para evitar que o nervosismo domine o seu comportamento.
Leve para a entrevista de emprego situações concretas relacionadas às suas vivências profissionais anteriores. Sendo assim, fale sobre sua proatividade; capacidade de gerir pessoas; direcionamento de projetos; realização de campanhas motivacionais; elaboração e ministração de treinamentos; facilidade para alcançar metas; comprometimento com a empresa; capacidade analítica ; criatividade; senso de urgência etc.
É importante que também fale sobre seus pontos negativos, levando para a entrevista de emprego resoluções. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, é importante que você informe que já está em vias de ser realizar um curso de teatro. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento e autorresponsabilidade.
O seu comportamento deve corroborar a sua narrativa. Por isso, é importante que evite cruzar braços e pernas; mantenha contato visual com o profissional que estiver lhe entrevistando; fale de maneira calma; trabalhe a sua respiração; controle o seu tom de voz; não deixe objetos no seu colo; evite atrasos e responda aos questionamentos feitos durante a entrevista de emprego de maneira assertiva.
Certamente, essas dicas são adaptáveis. No entanto, esses são pontos importantes para que você direcione sua postura durante a entrevista de emprego e evite adotar uma postura de autossabotagem profissional por conta da ansiedade inerente a uma situação de avaliação.