No último semestre do ano passado, o Governo Federal disse que estava pronto para entregar os novos cartões do programa Auxílio Brasil. A promessa inicial era entregar esses dispositivos para todas as pessoas que estavam no projeto entre os meses de novembro e dezembro. Mas como se sabe, isso não aconteceu.
O tempo foi passando e essa promessa foi ganhando contornos e formas diferentes. O que não muda é o fato de que as pessoas ainda não receberam nada. O Governo Federal ainda não se pronunciou sobre o assunto e segue sem dar nenhum tipo de informação nova sobre o futuro desses cartões para esses trabalhadores.
O que se sabe agora é que o Governo segue prometendo entregar esses dispositivos para cerca de 3,5 milhões de pessoas. Isso quer dizer portanto que apenas os usuários que entraram no programa este ano irão receber os dispositivos. Isso não é mais segredo para ninguém. A questão agora é saber quando isso vai acontecer de fato.
Inicialmente o Governo prometeu que entregaria esses cartões no final do ano passado. A promessa mudou para janeiro, depois foi para fevereiro. Agora, nós estamos na reta final do segundo pagamento do ano e até aqui não dá para saber quando é que eles irão fazer a entrega. Pelo que se sabe, o processo ainda se encontra na fase de confecção.
O que é preciso ficar claro é que as pessoas que entraram no programa este ano receberam duas cartas pelos Correios. Uma fala sobre a questão do Auxílio Brasil em si. Já a outra é uma documentação anunciando a entrega do cartão, mas não é o dispositivo em si. Desse modo, precisa-se fazer essa diferenciação.
Vale lembrar, no entanto, que os pagamentos do benefício em questão não dependem do cartão. Então o cidadão que está na folha de repasses pode receber e movimentar o projeto sem maiores problemas.
Para fazer a movimentação sem o cartão, basta usar o app Caixa Tem. Por lá é possível fazer pagamentos de boletos, compras e até transferências. Se preferir, o sistema do aplicativo também gera um código para saques.
Quem faz parte do Auxílio Brasil desde o final do ano passado não vai receber esse cartão novo. De qualquer forma, o Ministério da Cidadania afirma que esses brasileiros poderão seguir usando o dispositivo do antigo Bolsa Família
O Governo Federal começou os pagamentos do Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro. Naquele primeiro momento, apenas as pessoas que estavam no antigo Bolsa Família é que estavam conseguindo receber o montante.
Agora a situação mudou portanto de figura. Ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 3,5 milhões de pessoas entraram no programa este ano. Como dito, a folha de pagamento de fevereiro conta com 18 milhões de brasileiros.
Ainda não dá para saber quantas pessoas irão receber o Auxílio Brasil no próximo mês. A tendência é que o Governo divulgue essa nova folha de pagamento apenas no próximo mês. Pelo menos é isso o que se sabe até aqui.