Entrar na faculdade é um sonho de muitos estudantes, porque simboliza o primeiro passo para a construção de uma carreira profissional. Mas você sabe como ingressar em uma faculdade pública?
Estudar em uma instituição pública de qualidade significa não só a isenção de mensalidade, mas também a presença dos melhores professores do país, além do destaque na hora de buscar uma vaga de emprego.
A partir de agora, você conhecerá como ingressar e de que maneira o processo de admissão de uma universidade pública funciona, além de saber quais são as melhores do Brasil.
Existem quatro formas de entrar no ensino superior público: SiSU, vestibular tradicional, teste de habilidades específicas e programa de seleção seriada.
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o método pelo qual as faculdades públicas oferecem vagas para os candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Aqueles que obtêm as maiores notas na prova são classificados.
Conforme o site do SiSU, só poderão fazer a inscrição os candidatos que participaram da última edição do ENEM e que não zeraram a prova de redação.
Algumas instituições adotam notas ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Caso seja este o caso, o próprio sistema comunica o participante ao longo do processo.
As inscrições no processo seletivo do SiSU acontecem duas vezes ao ano, seguindo o início de cada semestre letivo.
O vestibular tradicional é a maneira mais clássica para entrar em uma universidade. Com a implementação do SiSU/ENEM, muitas instituições pararam de realizar o vestibular próprio.
Geralmente, a avaliação se divide em duas fases: uma que avalia conhecimentos gerais, e outra que examina compreensões específicas, com questões dissertativas relacionadas ao curso pretendido.
Um bom exemplo de instituição que adota esse modelo é a Universidade de São Paulo (USP) que admite novos alunos por meio de seu próprio vestibular: a FUVEST.
Caso o seu objetivo seja entrar para a faculdade de Música ou de Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, você passará por mais uma avaliação: o teste de habilidades específicas (THE).
Algumas universidades exigem que o candidato seja aprovado primeiro neste teste e, a partir dessa aprovação, se candidate para a vaga desejada por meio do SiSU ou do vestibular tradicional.
Portanto, vale a pena conferir com antecedência se o curso que você pretende fazer necessita do THE. As faculdades costumam realizar essa avaliação antes do processo seletivo geral, então fique atento.
O programa de avaliação seriada (PAS), também chamado de vestibular seriado, é uma modalidade de ingresso no ensino superior não muito difundida, mas extremamente importante e que vem ganhando popularidade entre os estudantes.
O PAS se diferencia das demais formas de ingresso, porque não é necessário passar pelo vestibular. Ele se resume a um processo seletivo realizado em partes, ou seja, ao fim de cada ano letivo do ensino médio, o aluno passa por uma avaliação.
Estudantes matriculados no primeiro ano do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto de particulares, podem se inscrever no programa, e a Universidade de Brasília (UnB) é um exemplo de instituição que aceita o vestibular seriado como forma de admissão.
Depois de conhecer as formas de entrar em uma universidade pública, uma dúvida crucial surge: qual instituição escolher para estudar?
A empresa Quacquarelli Symonds conduziu um estudo comparativo anual para classificar as diversas instituições do mundo conforme sua qualidade universitária. De acordo com o ranking QS 2021, as 10 melhores universidades públicas brasileiras são:
Curtiu o assunto? Deixe seu comentário e aproveite para conferir algumas informações sobre o ENEM e outros vestibulares.