As aulas e a rotina dos alunos não foram mais as mesmas desde a implementação do ensino remoto em todas as unidades de educação e, portanto, os modelos educacionais precisaram acompanhar esta mudança.
Foi a esta conclusão que o Grupo Ser Educacional, mantenedor das marcas UNINASSAU, UNAMA, UNG, UNIFACIMED, UNINORTE, UNIJUAZEIRO, UNINABUCO, UNESC, UNIFASB e UNIVERITAS, chegou ao fazer a implementação da computação em nuvem Azure da Microsoft, a fim de transformar as formas com as quais os seus mais de 180 mil alunos estudam, se comunicam entre si e solicitam informações e recursos para as instituições de ensino do grupo presentes nos 26 estados e mais o Distrito Federal do país.
De acordo com a Ser Educacional, a inovação interna vem acontecendo, dentre outros pilares, com base na experiência do aluno e na identificação de quão digitais eles podem ser.
Assim, desde o início de sua jornada de transformação em 2017, realizada com o apoio da Big Brain, empresa de tecnologia parceira da Microsoft, o Ser Educacional já visava a inserir a tecnologia como um apoio em tudo que ofereciam.
Deste modo, passaram a integrar a plataforma de colaboração e comunicação Teams, parte do Microsoft 365, dentro das salas de aula. No entanto, foi apenas após a necessidade do isolamento social que a ferramenta ganhou força entre os alunos, proporcionando um ponto de virada digital que se expandiu para outras frentes.
“No modelo presencial, a utilização das ferramentas era baixa, mas agora é superior a 90% dentre todos os professores e alunos. A partir desta virada, tivemos uma mudança na forma como enxergamos a transmissão e o compartilhamento de conhecimento para os nossos alunos. A migração da sala de aula para o ensino remoto, e do ensino remoto para o ensino híbrido atual, nos ensinou muito. E, com isso, decidimos continuar investindo na inovação”, comenta Joaldo Diniz, diretor-executivo de inovação de serviços do grupo Ser Educacional.
Toda a trajetória dos estudantes passou a ser repensada de forma a ser habilitada no modelo digital, desde os processos de matrícula até a formação.
Neste ponto, a utilização da plataforma de infraestrutura em nuvem, Microsoft Azure, alinhada a uma estratégia de dados está sendo eficaz para identificar, por exemplo, analisar o engajamento dos alunos para atuar de forma antecipada e diminuir a evasão.
Desta forma, o Grupo consegue definir ações que podem evitar a saída deste estudante. O uso de ferramentas de dados também permitiu a transição das turmas, disciplinas e professores para a plataforma de colaboração de forma automatizada, a partir de integração com o sistema de ERP.
Outro benefício do uso da nuvem foi a implementação de uma metodologia ágil pelas equipes de tecnologia, cujo objetivo era deixar as soluções dinâmicas entre alunos e professores, com processos fluídos, melhorando a comunicação, os processos avaliativos, modelos de estruturação de aulas, dentre outras atividades. A integração entre equipes de tecnologia e times pedagógicos foi essencial para criar este novo olhar e impulsionar a transformação.
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