De maneira sucinta, backlinks são links externos que levam o internauta para o seu site. Ou ainda, você pode gerar um backlink para outro site, vinculando um conteúdo ao seu.
Sendo assim, backlinks são menções em um conteúdo para que o usuário acesse outra página.
Sendo assim, é compreensível que esses links causem efeitos nos algoritmos do Google, uma vez que eles são validados para ranqueamento.
Entretanto, as validações do site de busca são multifatoriais, e os backlinks são apenas uma das regras do SEO. Porém, é bastante relevante.
Esses links são como termômetros, pois os quando outros sites te indicam via backlink, significa que o seu conteúdo possui relevância.
Todavia, isso não quer dizer que pode usar backlinks de forma aleatória, pois os algoritmos do Google se prepararam para possíveis tentativas de burlar o sistema.
Assim sendo, quando os links possuem alguma origem duvidosa, o site perde relevância nos buscadores, gerando um efeito oposto ao inicial.
Os algoritmos do Google sabem que um backlink é duvidoso através de alguns cruzamentos de informações, como:
Por isso que o backlink precisa ser genuíno para gerar ranqueamento no Google.
Ao ser vinculado como relevante em outro conteúdo, o seu site ganha autoridade, uma vez que se torna uma referência no assunto.
Sendo assim, não precisa comprar backlinks ou inserir vários na tentativa de gerar ranqueamento, basta seguir as regras do SEO e ter conteúdo relevante, para que seja referenciado em backlinks de forma orgânica.
Ainda que precise atender as regras para ranquear nas buscas, lembre-se de que quem busca e acessa o seu conteúdo é uma pessoa, e precisa fazer sentido o que está no seu site. Afinal, essa validação é a mais importante!