O eSocial Empresas é o sistema criado pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. Sendo assim, se trata do sistema que está em vigência de implementação desde 2018.
Dessa forma, o objetivo do eSocial é que haja uma redução de custos e de tempo da área contábil das empresas na hora de executar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
Sendo assim, as informações coletadas pelas empresas são centralizadas em um banco de dados único, administrado pelo Governo Federal.
Conforme informações oficiais do Portal eSocial, por meio desse canal, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, 15 obrigações:
Dessa forma, o eSocial passará a subsidiar a geração de guias de recolhimentos do FGTS e demais tributos, o que diminuirá erros nos cálculos.
A simplificação dos processos é um ganho, bem como, a maior segurança jurídica. Além disso, a empresa integra os processos, disponibiliza as informações necessárias aos órgãos envolvidos e facilita seu próprio processo interno.
Decerto, a principal vantagem para o trabalhador se refere à garantia em relação à efetivação de seus direitos trabalhistas e previdenciários. Bem como, maior transparência em relação aos seus dados profissionais.
É importante lembrar que o trabalhador pode acessar as informações enviadas ao seu registro profissional através da CTPS Digital.
Portanto, as empresas devem se atentar a possíveis alterações feitas pelo governo no cronograma oficial do eSocial. Como ocorre desde 2018, quando iniciou a sua implantação.
O eSocial é uma obrigatoriedade de todas as empresas, por isso, independentemente do porte da empresa, é fundamental que os envios sejam feitos dentro dos prazos oficiais.