Empreendedorismo

Enfoque – Esse foco na estratégia é viável para seus negócios?

Foco único, não pode errar!

Essa estratégia refere-se ao posicionamento de foco, ou seja, quando a empresa decide que vai atuar somente com um nicho do mercado.

Dessa forma propicia um atendimento melhor do que o oferecido pelos concorrentes, visto que atuam com vários segmentos.

Atuação por nicho

A atuação ao nicho pode ocorrer de duas formas: pela liderança em custo ou pela diferenciação.

Assim sendo, a empresa pode atender a um nicho do mercado que demanda baixos custos;

Ou um nicho que demanda produtos exclusivos e diferenciados.

Enfoque costuma ter concorrência como ameaça

Nessa estratégia, o número de clientes atendidos costuma não ser elevado.

Há também uma ameaça quanto ao fator concorrência. Caso uma empresa faça sucesso no foco, pode atrair concorrente para o mesmo nicho, especializando-se nele.

O que pode tirar o interesse dos envolvidos quanto à exclusividade que passa a não existir mais.

Estratégias excludentes

Se observar as estratégias das quais falamos: Liderança em custos e diferenciação,  são opostas. Ou seja, cada estratégia é excludente automática da outra.

A sua empresa não poderá focar em liderar por custos e ser diferencial no produto, isso será impossível.

Várias estratégias é ter nenhuma?

Quando descreveu  suas forças, Porter foi bem enfático ao dizer que as empresas não podem ter o melhor de cada estratégia para atuar porque isso é não ter nenhuma.

Mas Porter não sabia que a internet permitiria ter mais de uma estratégia, e ainda assim, se basear nas forças que ele descreveu para que elas fossem adaptadas a uma realidade virtual, dinâmica e em constante mudança.

Acredite, há muitas empresas que fazem isso.

Mas tenha atenção,  diversificar a sua estratégia também é uma estratégia.

Precisa analisar qual dessas estratégias citadas tem a ver com seu negócio e como aplicá-la a sua realidade.

Ter foco na estratégia correta para o seu negócio é um dos caminhos para seu sucesso!