Essa estratégia refere-se ao posicionamento de foco, ou seja, quando a empresa decide que vai atuar somente com um nicho do mercado.
Dessa forma propicia um atendimento melhor do que o oferecido pelos concorrentes, visto que atuam com vários segmentos.
A atuação ao nicho pode ocorrer de duas formas: pela liderança em custo ou pela diferenciação.
Assim sendo, a empresa pode atender a um nicho do mercado que demanda baixos custos;
Ou um nicho que demanda produtos exclusivos e diferenciados.
Nessa estratégia, o número de clientes atendidos costuma não ser elevado.
Há também uma ameaça quanto ao fator concorrência. Caso uma empresa faça sucesso no foco, pode atrair concorrente para o mesmo nicho, especializando-se nele.
O que pode tirar o interesse dos envolvidos quanto à exclusividade que passa a não existir mais.
Se observar as estratégias das quais falamos: Liderança em custos e diferenciação, são opostas. Ou seja, cada estratégia é excludente automática da outra.
A sua empresa não poderá focar em liderar por custos e ser diferencial no produto, isso será impossível.
Quando descreveu suas forças, Porter foi bem enfático ao dizer que as empresas não podem ter o melhor de cada estratégia para atuar porque isso é não ter nenhuma.
Mas Porter não sabia que a internet permitiria ter mais de uma estratégia, e ainda assim, se basear nas forças que ele descreveu para que elas fossem adaptadas a uma realidade virtual, dinâmica e em constante mudança.
Acredite, há muitas empresas que fazem isso.
Mas tenha atenção, diversificar a sua estratégia também é uma estratégia.
Precisa analisar qual dessas estratégias citadas tem a ver com seu negócio e como aplicá-la a sua realidade.
Ter foco na estratégia correta para o seu negócio é um dos caminhos para seu sucesso!