O Ministério da Educação (MEC) liberou na última terça-feira (30) a consulta de vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Desse modo, os estudantes que prestaram o Enem 2019 já podem se preparar para a inscrição no programa.
Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, que acabou causando a suspensão das atividades acadêmicas, Programas do Governo como Sisu, ProUni (Programa Universidade Para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) tiveram suas datas de inscrição adiadas.
Após cobranças de estudantes quanto à abertura das inscrições do Sisu no mês passado, o então ministro Abraham Weintraub divulgou novas data, com abertura prevista para o mês de julho.
Desse modo, os estudantes poderão se inscrever no Sisu a partir da próxima semana. As inscrições serão abertas no dia 7 de julho e vão até dia 10 de julho.
Com a disponibilização das vagas para consulta do Sisu do segundo semestre, os estudantes podem visualizar em quais cursos poderão se inscrever de acordo com as instituições de ensino, turnos e municípios. Assim, as melhores opções podem ser escolhidas de acordo com as demandas e notas de cada um.
A consulta pode ser realizada na plataforma do MEC e é recomendada para que os estudantes façam uma boa escolha de acordo com as notas obtidas no Enem 2019.
O Sisu realiza durante todos os dias de inscrição um cálculo de nota de corte. Esse cálculo é feito a partir da menor nota entre os possíveis classificados para as vagas disponibilizadas pelas instituições.
É importante ressaltar que os estudantes podem mudar as opções escolhidas até o fechamento das inscrições. O que aumenta a chance de provação em uma das vagas pelo estudante, ao analisar as notas de corte dos cursos desejados.
Clique aqui para realizar sua consulta.