Vocativo: O que é e exemplos

O vocativo é um termo da oração, que na classificação normativa pode ser chamado de termo isolado da oração. Isso se dá porque  o vocativo não faz parte nem do sujeito, nem do predicado. Desse modo, não há dentro da oração uma função sintática para esse elemento. No entanto, serve para chamar a atenção do interlocutor ou para dar evidência a ele na cena discursiva.

Por ser um termo isolado da oração, o vocativo aparece separado do restante da oração por um sinal de pontuação, geralmente por uma vírgula, como no exemplo abaixo. Por isso, é preciso ter atenção para não confundir o vocativo com aposto, já que este também aparece separado por vírgulas.

Mário, faça o favor de fechar as portas ao anoitecer. (vocativo)

O autor desta obra, Mário de Andrade, é um dos mais importantes nomes da literatura do Brasil. (aposto)

O vocativo é um chamamento ao interlocutor, de modo que é possível diferenciá-lo do aposto, já que este diz respeito a uma explicação ou desdobramento do que foi dito. Ou seja, é um termo ligado que se liga a outro elemento presente na oração, de modo que serve para explicar, determinar ou especificar o elemento ao qual se liga.

O vocativo pode ainda aparecer em diversos locais da oração, no início, no meio ou ainda ao final, como nos seguintes exemplos:

Mãe, preciso de sua assinatura para o passeio da escola.

Mas o que posso fazer, querida amiga, diante desta situação?

Parem com essa confusão, Rita e Amora!

Por sua natureza de chamado, o vocativo pode ser constituído por um pronome ou por um substantivo (com ou sem adição de outros elementos.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Confira três dicas! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.