Vestibular: Conheça “Toda Poesia”, obra reunida de Paulo Leminsk

Os vestibulares sempre cobram uma lista obrigatória de livros brasileiros. Nos últimos anos, a obra Toda Poesia tem sido comumente inserida nessas listas como uma das representantes da poesia brasileira.

Publicado em 2013, o livro Toda Poesia é uma coletânea póstuma da obra poética do escritor Paulo Leminski. Desse modo, a obra reúne poesias publicadas pelo autor nos seguintes livros: “Quarenta Clics em Curitiba” (1976), “Caprichos & Relaxos” (1983), “Distraídos Venceremos” (1987).

Além dos poemas desses livros, foi inserida também a obra poética do autor publicada postumamente nos livros “La Vie en Close” (1991), “O Ex-Estranho” (1996), “Winterverno” (2001) e “Poemas Esparsos”.

Desse modo, Toda Poesia recebeu esse título exatamente por reunir toda a obra poética de Leminski e suas características. Nesse sentido, o livro permite uma percepção ampla dos aspectos da escrita do autor, que passeou por diversos estilos.

Em Toda Poesia é possível observar a aventura do autor por dois estilos que se opunham fortemente na literatura da década de 70. Leminski, ao mesmo tempo que trabalhava na poesia concreta com características mais eruditas, se aventurava também com a lírica que surgia junto à Geração Mimeógrafo, do movimento modernista.

Por conta da organização do livro que segue a cronologia de publicação, o leitor pode perceber o amadurecimento da escrita de Leminski, que, por mesclar a rigidez da construção formal e o coloquialismo comum da linguagem modernista, recebeu não só elogios, mas muitas avaliações negativas dos leitores e da crítica.

Contudo, com seu estilo próprio e inconfundível, o autor se consagrou como um dos principais nomes da literatura brasileira.

Assim, em Toda Poesia, uma coletânea que é também uma homenagem, os poemas evidenciam a riqueza dos aspectos da poética do autor, na qual é possível observar o uso de técnicas diferenciadas.

Algumas das características da obra do autor são, nesse sentido, aspectos do barroco, do concretismo e a estética moderna. Assim, é comum encontrar na obra poemas breves, haicais, trocadilhos, metáforas e relações com ditados populares.

O livro Toda Poesia está disponível para download gratuito. Clique aqui para acessar.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário.
Confira Vestibular: Conheça a obra Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles.
Veja também Saiba quais são as principais obras literárias cobradas no vestibular 2021.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/vestibular-conheca-a-obra-poema-sujo/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.