Vestibular: Conheça “Seminário dos Ratos”, livro de Lygia Fagundes Telles

Sempre presentes em diversos vestibulares – como o Enem, por exemplo –, as obras de Lygia Fagundes Telles, são importantes dentro da historiografia da literatura brasileira. Continue a leitura para saber mais sobre Seminário dos Ratos, uma das suas obras mais relevantes.

Publicado pela primeira vez em 1977, Seminário dos Ratos é constituído por 14 contos, que, segundo a autora, “giram em torno de temas que me envolvem desde que comecei a escrever: a solidão. O amor e o desamor. O medo. A loucura. A morte – tudo isso que aí está em redor. E em nós”.

O título do livro vem de conto homônimo presente no livro narrado em terceira pessoa e no qual é contada a invasão de uma casa por ratos, apresentando críticas ao período histórico de repressão política no Brasil.

Seminário dos Ratos retrata, desse modo, os acontecimentos do século XX, que foi marcado por grandes acontecimentos sociais e políticos, como guerras, a polarização de grandes potências capitalistas e a revolução sexual.

A utilização do insólito e da ironia marcam a narrativa de todo o livro. Nessa perspectiva, a ironia se faz presente na voz do narrador durante o conto Seminário dos Ratos ao falar de instituições, de chefes de estados, e do medo sentido por estes após a invasão dos ratos, bem como as medidas tomadas por estes para resolver a situação.

Assim, de acordo com a própria escritora, a frase do conto “A situação está sob controle” é uma metáfora para representar o método do governo militar para sanar as manifestações através da censura.

Nesse sentido, na obra, como um todo, a autora dá espaço às contradições e às dualidades das personagens, revelando alguns dos seus conflitos que consistem em paradoxos da sociedade da época.

Entre os contos presentes na obra figuram “As formigas”, “Lua crescente em Amsterdã”, “O x do Problema” e “Noturno Amarelo”.

Sobre a autora

Nascida em São Paulo, no ano de 1923, Lygia Fagundes Telles é conhecida como “a dama da literatura brasileira“. Assim, escritora renomada, Lygia recebeu ao longo de sua carreira diversas honrarias, como o Prêmio Jabuti e o Prêmio Camões, entre outros.

Desse modo, a autora é considerada por acadêmicos, críticos e leitores uma das mais notáveis escritoras brasileiras do século XX, do período pós-modernista.

Como já mencionado, muitas de suas obras já fizeram parte das listas de livros para vestibular ou foram utilizadas em questões do Enem, entre elas as prosas As meninasCiranda de Pedra, e Seminário dos Ratos. Neste ano, figura também entre as listas o livro Meus Contos.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário.
Veja também mais obras comentadas, clique aqui.
Confira Vestibular: Conheça a obra Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/vestibular-conheca-a-obra-a-teus-pes-de-ana-cristina-cesar/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.