Vestibular: Conheça Olhos D’água, obra de Conceição Evaristo

A literatura brasileira, seja canônica ou contemporânea, sempre se faz presente nos vestibulares. Entre as obras cobradas nos vestibulares de 2021, há o livro de contos Olhos D’água, obra de Conceição Evaristo.

A obra publicada em 2014 reúne 15 contos da escritora e retrata, sobretudo, a violência urbana que atinge a população negra brasileira.

Nesse sentido, a desigualdade social é um tema importante no livro. Em apenas 116 páginas, Conceição Evaristo construiu narrativas arrebatadoras e de muita sensibilidade. É assim que a autora conta histórias com o cotidiano de mulheres vítimas da miséria e da exclusão social.

O título do livro é homônimo ao título do seu primeiro conto: Olhos D’água. Nesse conto, a autora conta a vida de uma mãe negra, que levando uma vida de privações, fazia sacrifícios para cuidar dos seus filhos. Narrado por uma das filhas dessa mulher, o conto traz a desigualdade social como um problema sério da sociedade e que é passado de geração em geração, o que reforça ainda mais a exclusão social de determinados grupos minoritários, como, por exemplo, a população afro-brasileira.

“Às vezes as histórias da infância de minha mãe se confundiam com as de minha própria infância. Lembro-me de que muitas vezes, quando minha mãe cozinhava, da panela subia cheiro algum. Era como se cozinhasse, ali, apenas o nosso desesperado desejo de alimento.”

(trecho do conto Olhos D’água)

A “escrevivência”, como define a própria autora de Olhos D’água, é um marco do livro, pois esse apresenta uma escrita comprometida com a vida e com as experiências da escritora. Assim, o trato da lida cotidiana da comunidade negra/afro-brasileira urbana toma toda a narrativa.

Contudo, a sensibilidade da autora apresenta cenas de violência urbana de profundo impacto com certa leveza, o que ajuda a imprimir um tom poético aos contos, sem tanta preocupação com a forma.

Sobre a autora

Nascida em uma favela de Belo Horizonte, em 1946, Maria Conceição Evaristo de Brito é a segunda de nove irmãos e foi a primeira da família a conseguir diploma de nível superior.

Autora de importantes obras contemporâneas, a escritora, poetisa, romancista e ensaísta recebeu prêmios importantes como o Prêmio Jabuti de Literatura, em 2015.

Olhos D’água será cobrado nos vestibulares da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Unicentro. O livro Ponciá Vicêncio (2004) da mesma autora será cobrado no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário.
Veja também:
Vestibular: Conheça a obra A Teus Pés, de Ana Cristina Cesar.
Vestibular: Conheça a obra Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/vestibular-conheca-a-obra-poema-sujo/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.