Vestibular: Conheça “Angústia”, obra de Graciliano Ramos

O livro Angústia é o terceiro romance do escritor Graciliano Ramos e sua publicação se deu em 1936. Nessa obra, o autor une crítica social e introspecção, um aspecto das obras da geração de 30, que caracteriza a segunda fase do movimento modernista no Brasil.

Desse modo, a obra releva um período tenso do cenário político e social do país.  Angústia tem forte influência do contexto histórico da época, tendo sido publicado, inclusive, quando o autor ainda estava preso sem julgamento durante o governo Vargas.

Ao mesmo tempo que faz referência à situação social, ao sistema político, o livro discute a existência humana, as relações sociais, e o psicológico com de diversas simbologias. Desse modo,  a metalinguagem se faz muito presente.

Além disso, a obra consiste em um típico romance regionalista, bem como Vidas Secas, obra do mesmo autor.

A história é protagonizada por Luís da Silva, um funcionário público e escritor frustrado. Assim, a narrativa se dá em primeira pessoa e possui certa desordem, pois flui de acordo com as memórias do narrador-personagem. Desse modo, o escritor lança mão do monólogo interior.

Além de Luis da Silva, são também personagens relevantes Marina, alvo do amor do narrador e Julião Tavares, seu inimigo. Ao conquistar Marina, este gera em Luis da Silva um sentimento desmedido de ciúme e ódio.

Seu inimigo representa também a burguesia arrivista que o narrador tanto odeia. Assim, há no livro a oposição entre o velho país colonial e o novo país que se construía na era Vargas. Desse modo, a narrativa mistura crítica social e também os sentimentos do narrador infeliz.

A linguagem usada pelo autor é ao mesmo tempo objetiva e econômica e reflete muito bem a angústia de Luis da Silva.

Sobre o autor

Graciliano Ramos de Oliveira nasceu no estado de Alagoas em 1892 e faleceu em 1953.  Além de romancista, foi também cronista, contista, jornalista, político e memorialista.

Desse modo, sua obra é ampla. Assim, Graciliano foi um dos maiores escritores do século XX, tendo feito parte do movimento modernista. Entre suas obras mais importantes figuram Vidas Secas (1938), Memórias do Cárcere (1953) e Insônia (1947).

Entre os prêmios que o escritor recebeu figuram o de Personalidade Alagoana do Século XX, em 2000, e o Prêmio Felipe de Oliveira  pelo conjunto de toda a sua obra, em 1942.

Para muitos, o livro Angústia é a obra-prima do escritor e já está disponível em domínio público para download. Clique aqui para baixar.

E aí? Gostou deste texto? Então deixe aqui seu comentário!

Confira Vestibular: É suficiente estudar pelos resumos das obras obrigatórias?
Veja também Vestibular: Conheça a obra Poema Sujo
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.