Vestibular: Como dar conta da leitura das obras literárias obrigatórias?

As instituições de ensino superior que realizam seus próprios vestibulares costumam divulgar  todos os anos as listas de obras obrigatórias literárias.

Há obras que acabam sendo recorrentes ano após ano. Contudo, as listas específicas sempre costumam mudar, com a adição de obras mais contemporâneas ou estrangeiras, por exemplo.

Muitos estudantes acabam deixando a leitura dessas de obras de lado e estudando através de resumos por falta de tempo, por exemplo. Contudo, os resumos não substituem a leitura dos livros. Assim, é fundamental para garantir um bom resultado realizar a leitura de cada uma das obras.

Nesse sentido, separamos três dicas para você dar conta de todas as leituras. Confira!

Crie um cronograma de leitura

O primeiro passo no sentido de realizar todas as leituras obrigatórias indicadas pela instituição para a qual você pretende prestar o vestibular é a criação de um cronograma.

Estabeleça a quantidade de dias necessários para ler cada obra e dê prioridade ao agrupamento das obras escritas/publicadas no mesmo período. Assim, você facilitará também o estudo mais técnico, quanto ao momento histórico aos quais as obras pertencem, por exemplo.

Aproveite todos os momentos

Para cumprir adequadamente o cronograma estabelecido, é fundamental aproveitar todos os momentos livres do quais você dispuser para realizar a leitura das obras literárias obrigatórias.

Muitos vestibulandos alegam falta de tempo por conta do excesso de conteúdos necessários para a realização das provas, mas essa falta de tempo pode ser contornada mais facilmente se você aproveitar o máximo de situações para ler, como aquele momento de espera na sala da consulta, por exemplo, ou aquela horinha gasta no transporte público.

Inove os locais de leitura

Inovar os locais de leitura também pode ser uma excelente ideia para conseguir dar conta de todos os livros da lista de obras obrigatórias.

Ao mudar os lugares, a leitura se tornará mais prazerosa e você conseguirá finalizar as obras mais rápido. Contudo, é bom priorizar lugares mais silenciosos, como parques, bibliotecas, livrarias etc.

E aí? Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário!

Confira Vestibular: Como as obras literárias obrigatórias são cobradas.
Veja também Saiba como estudar as obras literárias obrigatórias exigidas nos vestibulares.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/obras-literarias-de-autoria-feminina-mais-cobradas/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.