Vestibular 2021: Lista da Unicamp de obras literárias obrigatórias foi reduzida

Em decorrência dos efeitos da pandemia na educação brasileira, cujo ensino tem funcionado de forma remota desde março deste ano, a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) tem anunciado mudanças no vestibular 2021 da Unicamp.

Já foi anunciado pela universidade novas datas para as provas do vestibular 2021. Além disso, a prova sofrerá redução no número de questões, assim, as questões serão reduzidas de 90 para 72.

Nesse sentido, a Comvest também anunciou que a lista de obras literárias obrigatórias também foi reduzida com o intuito de atenuar os impactos da pandemia sofridos pelos estudantes.

A lista, que inicialmente possuía 12 obras, foi reduzida para apenas 7 livros. Desse modo, a lista atual de obras literárias obrigatórias Vestibular 2021 da Unicamp se resume a estas obras:

  • Sonetos escolhidos, de Luís de Camões;
  • Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s;
  • O Espelho, de Machado de Assis;
  • O Marinheiro, de Fernando Pessoa;
  • A Falência, de Júlia Lopes  de Almeida;
  • O Ateneu, de Raul Pompeia;
  • Sermões, de Antonio Vieira.

Considerando a lista inicial, foram excluídos os livros “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus; “A teus pés”, de Ana Cristina Cesar; “A cabra vadia”, de Nelson Rodrigues; “O seminário dos ratos”, de Lygia Fagundes Teles; e “História do cerco de Lisboa”, de José Saramago.

Segundo a Unicamp, a escolha das obras foi motivada pela restrição dos estudantes quanto ao acesso a bibliotecas durante a pandemia. Assim, foram mantidas as obras de fácil acesso em domínio público.

No Vestibular de 2022 a lista ainda continuará com número de obras reduzido, contudo, a redução será de apenas dois livros, assim, a lista deverá conter 10 obras literárias obrigatórias.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário.
Confira Vestibular: Conheça “Toda Poesia”, obra reunida de Paulo Leminsk.
Veja também Saiba quais são as principais obras literárias cobradas no vestibular 2021.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/unicamp-anuncia-mudancas-na-prova-da-1a-fase-do-vestibular-2021-em-decorrencia-do-ensino-remoto/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.