Velocidade da luz: Entenda como ela é definida

A luz se move pelo universo na velocidade mais rápida que os astrônomos podem medir. Na verdade, a velocidade da luz é um limite de velocidade cósmica e nada se sabe que se move mais rápido.

Quão rápido a luz se move? Esse limite pode ser medido e também ajuda a definir nossa compreensão do tamanho e da idade do universo.

O que é luz: onda ou partícula?

A luz viaja rápido, a uma velocidade de 299.792.458 metros por segundo. Como pode fazer isso? Para entender isso, é útil saber o que realmente é a luz e isso é em grande parte uma descoberta do século XX.

A natureza da luz foi um grande mistério durante séculos. Os cientistas tiveram dificuldade em compreender o conceito de sua natureza de onda e partícula. Se foi uma onda, por onde ela se propagou? Por que parecia viajar na mesma velocidade em todas as direções?

E o que a velocidade da luz pode nos dizer sobre o cosmos? Não foi até Albert Einstein descrever esta teoria da relatividade especial em 1905 que tudo entrou em foco. Einstein argumentou que o espaço e o tempo eram relativos e que a velocidade da luz era a constante que conectava os dois.

Qual é a velocidade da luz?

Costuma-se afirmar que a velocidade da luz é constante e que nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz. Isso não é totalmente preciso. O valor de 299.792.458 metros por segundo é a velocidade da luz no vácuo.

No entanto, a luz realmente diminui à medida que passa por diferentes meios. Por exemplo, quando se move através do vidro, ele desacelera para cerca de dois terços de sua velocidade no vácuo.

Mesmo no ar, que é quase um vácuo, a luz diminui um pouco. À medida que se move pelo espaço, ele encontra nuvens de gás e poeira, bem como campos gravitacionais, que podem alterar um pouco a velocidade. As nuvens de gás e poeira também absorvem parte da luz à medida que ela passa.

Esse fenômeno tem a ver com a natureza da luz, que é uma onda eletromagnética. À medida que se propaga através de um material, seus campos elétricos e magnéticos “perturbam” as partículas carregadas com as quais entra em contato.

Essas perturbações fazem com que as partículas irradiem luz na mesma frequência, mas com uma mudança de fase. A soma de todas essas ondas produzidas pelos “distúrbios” levará a uma onda eletromagnética com a mesma frequência da luz original, mas com comprimento de onda menor e, portanto, velocidade menor.

E então, gostou de conhecer mais sobre a velocidade da luz?

Não deixe de ler também – Geografia: 10 principais tipos de nuvem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.