UFMG ofertará mais de 6 mil vagas no Sisu 2021

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou nesta semana a oferta de vagas para a primeira edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2021. De acordo com a UFMG, serão 6.309 vagas para cursos de graduação da universidade.

Do total de oportunidades, 3.152 serão para a seleção de alunos por ampla concorrência. As outras 3.157 estão reservadas para os candidatos cotistas, de acordo com o estabelecido na Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), com percentual de vagas reservado para estudantes oriundos de escolas da rede pública e para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Período de inscrição do Sisu 2021/1

De acordo com calendário do Ministério da Educação (MEC), o período de inscrição no Sisu 2021/1 vai do dia 6 ao dia 9 de abril. O Sisu 2021 usará as notas da edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desse modo, para realizar a inscrição, o estudante deve ter feito as provas do Enem 2020. Não podem participar aqueles que fizeram o exame na condição de “treineiro”.

Conforme o Termo de Adesão da UFMG, para concorrer às vagas, o estudante não pode ter zerado a nota da prova de redação. Diferente de outras universidade, a UFMG não estabelece pesos diferentes para as notas, de modo que são os mesmos pesos para todas as áreas de conhecimento, independente da área do curso escolhido pelo candidato. A consulta das vagas oferecidas pelas universidades já está disponível aos estudantes por meio do site do Sisu.

O resultado do Sisu 2021 do primeiro semestre está previsto para o dia 13 de abril. Clique aqui e confira mais detalhes sobre o processo seletivo no edital, por meio do site da UFMG.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia sobre Redundância: O que é e como evitar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.