Tópicos importantes sobre a salinização do solo 

O processo de acúmulo de sais minerais, também conhecido como salinização do solo, ocorre por conta do aumento da concentração de sais prejudicando a qualidade e o desenvolvimento das plantas. 

Além disso, a salinização do solo impacta negativamente o meio ambiente, prejudicando o desenvolvimento da agricultura e a proliferação das espécies que vivem no local, impactando prejudicialmente a biodiversidade. 

A salinização do solo poderá surgir na prova do Enem e demais vestibulares do Brasil. Por isso acompanhe o artigo e saiba tudo sobre o assunto!

Causas da salinização do solo

Grande parte da salinização do solo acontece por causas naturais, por causa da baixa pluviosidade ou até mesmo ações das marés em áreas costeiras. 

No entanto, esse processo pode aumentar devido a interferência humana e o tratamento incorreto do solo, devido ao uso de fertilizantes, irrigação com água com muitos sais e a contaminação do solo. 

Consequências 

Devido a extrema salinização do solo a terra fica imprópria, improdutiva e sem fertilidade para o desenvolvimento das espécies vegetais e animais. 

Além disso, a salinização também reflete no equilíbrio do ecossistema, afetando negativamente a biodiversidade local, deixando a terra imprópria para uso e reduzindo a produção agrícola. 

Esse fator impacta diretamente o ambiente, assim como as populações que vivem próximo a ele, tal qual afeta a economia local. 

Outros fatores que afetam diretamente o solo

Além da salinização, podemos dizer que fatores como a compactação, erosão, desertificação e sedimentação também afetam diretamente o solo, veja como funciona cada uma delas. 

Compactação do solo

Ocorre a perda natural da terra, dificultando a entrada de água. Assim como a salinização do solo, a compactação do solo afeta diretamente a agricultura local. 

Contudo, o processo ocorre por conta da utilização de máquinas e presença de animais por conta do peso de ambos, corroborando para a compactação da terra. 

Desertificação

Por conta da salinização do solo, o solo pode ter como consequência a desertificação. Ou seja, formação e expansão de desertos. Dessa maneira, os locais mais afetados pela desertificação são regiões áridas e semiáridas, onde a presença de chuvas é baixa. 

A saber, o uso do solo de maneira incorreta e muitas vezes criminosa, corrobora para a desertificação, por exemplo, através do desmatamento, queimadas para a pecuária que podem resultar nesse processo. 

Erosão

A erosão ocorre naturalmente por conta das chuvas e ventos. Ela ocorre da seguinte maneira:

  • Desgaste do solo
  • Transporte das partículas de água 
  • Deposição dos sedimentos nas áreas mais baixas do relevo, como por exemplo os leitos dos rios. 

Sedimentação do solo

A sedimentação ocorre por conta do desgaste das rochas e dos solos, principalmente por conta da ação das águas e das massas de ar. 

Dessa maneira, está ligada ao processo de erosão, contudo, os sedimentos são produtos da atividade erosiva. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a salinização do solo?

Não deixe de ler também – CAATINGA: tudo o que você precisa saber para o ENEM!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.