Título de redação: Confira o que é permitido e dicas para criá-lo

Muitos estudantes têm dúvidas sobre a criação de títulos para as redações. Conheça algumas sugestões!

Título de redação sempre gera dúvidas nos estudantes. Apesar de não ser obrigatório para o ENEM, por exemplo, há sempre aquela pulga atrás da orelha na hora de colocá-lo.

Será que eles farão alguma diferença na nota? Qual o tamanho ideal? Onde devem ser escritos?

Bom, essas são algumas das questões que aparecem quando o assunto é redação para avaliações, como de concursos públicos, vestibulares e para o próprio ENEM, citado anteriormente.

Veja algumas dicas ótimas para você criar títulos coerentes e que abram sua dissertação com chave de ouro!

Pular linha ou não?

Claro que pular uma linha na redação do ENEM ou do concurso público deixa a folha esteticamente mais agradável.

Mas isso nem sempre é possível, dependendo do tamanho da dissertação que você deseja escrever. Pelo rascunho feito anteriormente já dá para ter uma noção se caberá ou não e aí pode nortear se deve ser pulada a linha ou não.

Título opcional do ENEM

Quando se trata de ENEM, o título da redação não é obrigatório. Portanto, caso você não tenha uma ideia sensacional para por na primeira linha é melhor ficar sem mesmo.

Por outro lado, se você pensar em um bom título, que seja coerente com o tema e que pode impactar a leitura do corretor, vale a pena por sim.

Título com ponto final

Outra dúvida recorrente é sobre a colocação ou não do ponto final no título. No caso de uma redação, há uma dica a respeito disso.

Quando o título é uma oração, ou seja, formada com um verbo necessariamente, pode-se por o ponto fina.

Já em títulos que não têm verbos, não são finalizados com pontos finais.

É uma regrinha simples, mas que às vezes passa batido na hora da prova.

Comprimento ideal

Ainda podemos falar sobre o tamanho do título de redação. Há exemplos que vemos pela internet de redações com títulos gigantescos, alguns até com duas linhas de comprimento. Fazer isso não é recomendado, até por que você perderá mais espaço para escrever o texto.

Além disso, o título quando é muito grande aumenta as chances de tropeços, como palavras ou pontuações erradas.

Segundo especialistas mais ortodoxos, o ideal é que o título de redação seja composto por quatro ou cinco palavras no máximo.

Colocar após a redação feita

Uma dica bônus: crie o título de redação após o texto finalizado. Você verá que será bem mais fácil de pensar em algo contundente, de acordo com o que você escreveu.

Essas são as dicas básicas para criar título de redação! Leia também um post sobre as 4 melhores formas de iniciar seu texto e dica bônus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.