Termina neste sábado (23) o prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2020

Conforme divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os participantes do Enem 2020 com sintomas da covid-19 têm até as 12h deste sábado, dia 23 de janeiro, para solicitar a reaplicação do segundo dia do Enem.

A aplicação das provas do Enem 2020 (versão impressa) teve início no último domingo, dia 17, e segue no próximo domingo, dia 24. As provas ocorrem em meio à alta no número de casos da covid-19 em todo o país. 

A orientação do Inep é de que os estudantes com sintomas da covid-19 não compareçam aos locais de prova. Desse modo, os candidatos acometidos pela doença devem solicitar a reaplicação do Enem por meio da Página do Participante, no site do Enem.  A reaplicação vale ainda candidatos acometidos por outras doenças infectocontagiosas previstas no edital. 

Além da covid-19, de acordo com o edital, são doenças infectocontagiosas para fins de reaplicação do Enem 2020: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

Como pedir a reaplicação da provas?

Conforme o Inep, o candidato deve inserir, no momento da solicitação, um documento legível que comprove a doença. Nesse sentido, o documento deve conter, entre outros dados:

  • o nome completo do participante;
  • o código da Classificação Internacional de Doença (CID 10);
  • a assinatura de médico responsável e o nº do CRM.

Além disso, o documento deve estar em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. O Inep recebeu as primeiras solicitações entre os dias 11 e 16 de janeiro. 

O Inep disponibilizará os resultados das solicitações também por meio da Página do Participante. Os candidatos que apresentarem os sintomas da covid-19 na véspera do exame não devem comparecer aos locais de prova. Nesses casos, além de informar a condição no site do Enem, será preciso  entrar em contato com a Central do Inep (0800 616161).

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda Unicamp adia em um dia o início das provas da 2ª fase do vestibular de 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.