Taylorismo: O que aprender para o Enem

O Taylorismo é um sistema de organização do trabalho, tendo como fundamentos técnicas para o melhor aproveitamento da mão de obra contratada. 

Foi desenvolvido por Frederick Taylor (1856 – 1915) no início do século XX, a partir de pesquisas sobre os movimentos do homem e dos processos produtivos desenvolvidos nas fábricas. 

O Taylorismo poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no ENEM. Então acompanhe o artigo para entender melhor e saber o que estudar! 

Características do Taylorismo

O Taylorismo busca a otimização das tarefas realizadas, ou seja, procura extrair o máximo de cada funcionário. 

Por isso, configura-se como um mecanismo de racionalização do trabalho, usando premissas científicas. Desse modo, cada etapa do trabalho deve ser estudado e desenvolvido cientificamente. 

Com os processos produtivos servindo de material científico, foi possível aperfeiçoar o trabalho operacional. O principal objetivo era reduzir o máximo o esforço produtivo. 

Vale ressaltar que o Taylorismo visava sobretudo arranjar mecanismos para controlar satisfatoriamente a linha de produção. 

Devido a padronização contínua, por conta do sistema de supervisão e controle, o homem transformou-se em uma peça da linha produtiva. Todavia, por conta dessas medidas que foi possível aumentar o lucro e a produtividade. 

Inovações do método

O Taylorismo serviu de inspiração para grandes empresários como Henry Ford. Suas ideias foram inovadoras e por isso recebeu o reconhecimento de diversas indústrias. 

Dessa forma, vamos abordar cinco princípios fundamentais no Taylorismo:

  • Uso de metodologias cientificamente comprovadas
  • Investimento em seleção e treinamento, buscando aprimorar os métodos produtivos
  • Controle contínuo do trabalho 
  • Execução aprimorada das tarefas visando evitar o máximo de desperdícios 
  • Fragmentação do trabalho na linha de montagem para singularizar as funções produtivas do funcionário, diminuindo sua autonomia. 

Ademais, Taylor buscou estudar algumas medidas que podem influenciar o aumento produtivo do trabalhador. 

Dessa maneira, buscou mecanismos que evitassem a fadiga no trabalhador, além disso estimulava o pagamento do salário de acordo com a produtividade, tal como premiação por desempenho.  

Além disso, Taylor também incentivou a hierarquização da relação produtiva, dividindo o trabalho operacional do intelectual, desse modo, a gerência fica a cargo da gerência por possuir o conhecimento geral dos processos produtivos, tendo assim o controle sobre os funcionários. 

Por fim, o Taylorismo inspirou diretamente Henry Ford no modelo de produção de automóveis conhecido como Fordismo

No entanto, vale destacar que o Taylorismo não se trata de um modelo de produção, mas uma análise científica sobre a organização do trabalho e administração dos recursos e pessoas.

Não deixe de ler também – Geografia: Saiba mais sobre Toyotismo e sua influência para a globalização

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.