Sumérios: Entenda a história desse povo antigo 

Os sumérios eram um povo natural da Suméria, região do sul da Mesopotâmia, território que hoje compreende o Iraque e o Kuwait. 

Ao longo de muitos anos acreditou-se que essa seria a primeira civilização a ocupar a região que ficou marcada por desenvolver-se entre os rios Tigres e Eufrates. 

No entanto, alguns estudos aprofundados apontam que humanos já habitavam a região da Mesopotâmia a pelo menos 4.000 a.C. 

Os sumérios, assim como outros povos antigos poderão aparecer em questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares. Por isso fique ligado no assunto! 

Características dos Sumérios

Os sumérios destacaram sobretudo por sua organização política, sobretudo a criação de cidades-estados, arquitetura, agricultura e comércio. 

A saber, o calendário surgiu entre a habitação desse povo na Mesopotâmia, em 2.700 a.C. Anteriormente, surgiu a escrita cuneiforme e por volta de 3.200 a.C., os livros também surgiram através dos sumérios. 

Ademais, o desenvolvimento do comércio gerou uma enorme riqueza aos sumérios. Ela se consolidou devido a produção e venda de artesanato, cerâmica, produtos agrícolas, entre outros. 

Vale destacar que os sumérios eram um povo politeísta, por isso acreditavam na existência de diversos deuses. 

Além disso, só foi reconhecida a existência dos sumérios no século XIX. As descobertas se deram através de pesquisadores que foram até a região para confirmar histórias contadas na bíblia. 

Por fim, as primeiras cidades do planeta são sumérias, dentre as principais podemos destacar:

  • Adab
  • Eridu 
  • Isin
  • Kullah 
  • Lagash
  • Larsa
  • Nippur
  • Quis
  • Uruk 
  • Ur

Esta última é considerada a detentora de maior poder, no entanto, após o saqueamento da cidade em 2.000 a.C. marcando o fim da supremacia sumérica. 

Língua sumérica

Os sumérios criaram a língua sumérica para se comunicar, e a foi a primeira a ser escrita por meio da escrita cuneiforme, tornando-se a primeira forma de escrita. 

Através de pictogramas, ou seja, diversos símbolos desenhados da direita para a esquerda, a escrita cuneiforme surgiu por meio de instrumentos com a forma de cunha. 

Por fim, os primeiros registros de documentos sumérios são datados com a data de 3.200 a.C., no entanto, alguns pesquisadores acreditam que elas possam pertencer a outra língua. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – História antiga: 5 tópicos importantes sobre os Fenícios

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.