Substantivos abstratos: Saudade ou saudades?

É cada vez mais comum ouvir alguém dizer que sentiu “saudades” de algo ou de alguém. Desse modo, para muitos, tanto faz usar saudade ou saudades. No entanto, outros se pegam com dúvida quanto a esse uso. 

Esta questão está intrinsecamente ligada ao fato de a palavra saudade ser classificada tradicionalmente como um substantivo abstrato. Desse modo, para saber como usar a palavra, é preciso conhecer o debate sobre esse tipo de substantivo.

Os substantivos abstratos são palavras que designam seres sem existência própria, que dependem de outros seres para existirem, são as palavras que se referem a conceitos, conceptualizações abstratas e realidades imateriais. Nesse sentido, os sentimentos referidos por palavras como saudade, ciúme felicidade, por exemplo, também são inclusos no grupo de palavras abstratas.

Saudade ou saudades?

De acordo com a gramática tradicional, os substantivos desse tipo não podem receber a marca de plural porque não são enumeráveis. Assim, o uso do plural “saudades” consiste em um erro do ponto de vista tradicional.

No entanto, há um debate quanto a esse ponto de vista e ele se inicia na discussão do que é abstrato ou não. Além disso, alguns especialistas defendem que houve uma expansão de significado da palavra, de modo que passou a admitir a possibilidade de contá-la. Veja exemplo abaixo:

Estou com saudade do mar, da areia, do calor. São muitas as saudades.

Desse modo, há linguistas que defendem que usar a palavra “saudades” não é incorreto. Há ainda gramáticos que já admitem o uso por conta por causa do uso frequente pelos falantes.

Em suma, podemos dizer que há opiniões controversas quanto ao uso do plural dessa palavra. No entanto, muitos autores e gramáticos tradicionais seguem condenando o uso do plural, e apenas a forma saudade é aceita.

Minha mãe disse que está com saudade das netas.

Nesse sentido, a nossa dica é que você pode usar uma ou outra forma, mas deve priorizar a forma no singular, como na frase acima, em exames e contextos que exijam a observância das regras gramaticais da norma padrão.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver cursos on-line gratuitos.
Leia também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.