Stephen Hawking: Quem foi e por que é importante conhecer sua obra

Stephen Hawking foi um cosmologista e físico de renome mundial, especialmente estimado por superar uma deficiência física extrema para prosseguir seu trabalho científico inovador.

Ele foi um autor de best-sellers cujos livros tornaram ideias complexas acessíveis ao público em geral. Suas teorias forneceram percepções profundas sobre as conexões entre a física quântica e a relatividade, incluindo como esses conceitos podem se juntar na explicação de questões fundamentais relacionadas ao desenvolvimento do universo e à formação de buracos negros.

Educação e diagnóstico médico

Stephen Hawking frequentou a escola em St. Albans, onde era um aluno comum. Seu brilho foi muito mais aparente em seus anos na Universidade de Oxford. Ele se especializou em física e se formou com honras de primeira classe, apesar de sua relativa falta de diligência. Em 1962, ele continuou seus estudos na Universidade de Cambridge, buscando um doutorado. em cosmologia.

Aos 21 anos, um ano após o início de seu programa de doutorado, Stephen Hawking recebeu o diagnóstico com esclerose lateral amiotrófica (também conhecida como doença do neurônio motor, ELA e doença de Lou Gehrig). Com apenas três anos de vida, ele escreveu que esse prognóstico ajudou a motivá-lo em seu trabalho em física.

Não há dúvida de que sua capacidade de permanecer ativamente engajado com o mundo por meio de seu trabalho científico o ajudou a perseverar diante da doença. O apoio da família e dos amigos foi igualmente fundamental. O filme “A Teoria de Tudo” retrata bem isso.

A doença progride

Conforme sua doença progredia, Hawking ficou menos móvel e começou a usar uma cadeira de rodas. Como parte de sua condição, Hawking acabou perdendo sua capacidade de falar, então ele utilizou um dispositivo capaz de traduzir os movimentos de seus olhos (já que ele não podia mais utilizar um teclado) para falar em uma voz digitalizada.

Além de sua mente perspicaz dentro da física, ele ganhou respeito em todo o mundo como um comunicador de ciências. Suas realizações são profundamente impressionantes por si só, mas uma das razões pelas quais ele é tão universalmente respeitado é sua capacidade de realizar tanto enquanto sofre a severa debilidade causada pela ELA.

Carreira acadêmica e autora

Hawking permaneceu em Cambridge após sua graduação, primeiro como pesquisador e depois como profissional. Durante a maior parte de sua carreira acadêmica, Hawking serviu como Lucasian Professor of Mathematics na Universidade de Cambridge, uma posição ocupada por Sir Isaac Newton.

Seguindo uma longa tradição, Hawking se aposentou deste cargo aos 67 anos, na primavera de 2009, embora tenha continuado suas pesquisas no instituto de cosmologia da universidade. No ano de 2008, ele também aceitou o cargo de pesquisador visitante no Waterloo, o Perimeter Institute for Theoretical Physics de Ontário.

Em 1982, Hawking começou a trabalhar em um livro popular sobre cosmologia. E em 1984, ele produziu o primeiro rascunho de “Uma Breve História do Tempo”, que publicou em 1988 após alguns contratempos médicos. Este livro permaneceu na lista dos mais vendidos do Sunday Times por 237 semanas. O ainda mais acessível “A Briefer History of Time” de Hawking foi publicado em 2005.

Campos de estudo

A principal pesquisa de Hawking foi nas áreas de cosmologia teórica, com foco na evolução do universo como governado pelas leis da relatividade geral. Ele é mais conhecido por seu trabalho no estudo de buracos negros. Por meio de seu trabalho, Hawking foi capaz de:

  • Prove que as singularidades são características gerais do espaço-tempo.
  • Fornece prova matemática de que a informação que caiu em um buraco negro se perdeu
  • Demonstre que os buracos negros evaporam através da radiação Hawking.

Legado de Stephen Hawking

Stephen Hawking fez grandes contribuições como cientista, comunicador científico e como um exemplo heroico de como enormes obstáculos. A Medalha Stephen Hawking de Comunicação Científica é um prêmio de prestígio que “reconhece o mérito da ciência popular em nível internacional.”

Graças à sua aparência, voz e popularidade distintas, Stephen Hawking é frequentemente representado na cultura popular. Ele fez aparições nos programas de televisão “Os Simpsons” e “Futurama”, bem como em “Star Trek: The Next Generation” em 1993.

“A Teoria de Tudo”, um drama biográfico sobre a vida de Hawking, foi lançado em 2014.

E então, gostou de conhecer mais sobre Stephen Hawking?

Não deixe de ler também – Física: 4 tipos principais de magnetismo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.