Sócrates: Entenda sua importância para filosofia

Sócrates foi um dos maiores nomes da filosofia. Afinal, ele possuía uma vasta visão humana e gravou seu nome na história junto com Platão e Aristóteles. 

O filósofo também possui uma gigantesca importância no campo da ética e moral, conhecimento humano, entre outras áreas do conhecimento. 

Importantes filósofos como Sócrates podem aparecer em questões de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe! 

Biografia resumida de Sócrates

Sócrates era filho de uma parteira e um agricultor e nasceu em Atenas no ano de 469 a.C., viveu uma vida simples e sem luxos e tornou-se uma dos maiores nomes da filosofia. 

Seus pensamentos e diálogos foram publicados pelo seu discípulo Platão. Os diálogos falavam sobre ética, política e moral. 

Sócrates acabou morto, por defender ideias contrárias aos ideais de Atenas aristocrática que mudaram o pensamento de vários jovens. 

Dessa maneira, ele acabou sendo obrigado a envenenar-se, provocando a sua própria morte. 

A saber, por achar que ele foi injustiçado, Platão começou a divulgar os pensamentos de Sócrates por meio de diálogos, deixando os pensamentos do seu mestre vivos. 

Filosofia

Sócrates tinha como método filosófico a Maiêutica, ou seja, a prática do questionamento. Para o filósofo esse denominava essa técnica como “Método da Parteira”. 

Ele afirmava que quando havia um parto normal, uma parteira comandava o parto. Ela não sentia dor, apenas conduzia o momento. 

Em contrapartida, para a mãe a situação é muito dolorosa e difícil. Todavia, é importante que depois do nascimento, a mãe esquecia todo choro e logo fica cheia de alegria.

Para Sócrates, obter o conhecimento é como um parto, muito doloroso, extremamente difícil e que necessita de um intenso empenho para quebrar concepções conhecidas e estabelecidas. 

Segundo ele, é quando o filósofo corrige e dirige a pessoa que ela entende e torna-se autônoma. Por conta disso uma das frases de Sócrates é “só sei que nada sei”. 

Essa frase transformou Sócrates entre um dos maiores sábios da sua época, pois através dela ele admitiu sua ignorância e que está em constante aprendizado. 

Ética para Sócrates

Para Sócrates a ética existe quando nos questionamos: Quero? Posso? Devo? E todas as respostas devem ser positivas. 

O filósofo também acreditava que os sentimentos e inteligência estão ligados à alma. 

Desse modo, Sócrates dizia que os seres humanos deveriam pautar a vida na verdade. A verdade para ele está no homem e na natureza quando se chega ao conhecimento completo. 

Dessa maneira, o conhecimento é o momento em que o homem consegue estabelecer uma conexão entre a verdade e a natureza. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre Sócrates?

Não deixe de ler também – 5 grandes escolas da filosofia grega

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.