Sociologia: Filmes para quem ama essa matéria

A Sociologia está presente em questões de concursos públicos, vestibulares e Enem. Ela também pode ser cobrada em redações, devido a frente ampla que sua matéria aborda. 

Dessa forma, selecionamos diversos filmes que possuem relação com a disciplina e podem auxiliá-los na preparação para as avaliações que estão por vir. Conheça!

Dicas de filmes que abordam temas da Sociologia

Selecionamos dicas de filmes que possuem relações com a sociologia e podem ajudar você nas questões de provas e redação, acompanhe!

Moonlight: Sob a Luz do Luar

O filme mostra a vida de um garoto negro que vive em uma região pobre de Miami nos Estados Unidos. 

Além disso, ele sofre bullying em sua infância, tal qual passa por conflitos que acontecem na adolescência. Ademais, ele precisa lidar com a realidade das drogas e do crime. 

O longa trata assuntos importantes como a desigualdade social, preconceitos sobre a sexualidade, assim como é a vida das pessoas na periferia das grandes cidades. 

Ensaio Sobre a Cegueira

O longa retrata uma epidemia, onde as pessoas passam a ficar cegas. Quem contraiu a doença acaba isolado e conta com ajuda básica do governo.

No entanto, com o passar do tempo, os serviços tornam-se escassos, sendo insuficientes para cuidar da população, que acaba agindo de forma violenta e com conceitos primitivos. 

No filme, a esposa de um médico não foi afetada pela doença, por isso ela forma um grupo, em busca de reencontrar a humanidade que havia sido perdida. 

Tropa de Elite

O filme busca retratar a realidade da polícia militar do Estado do Rio de Janeiro, assim como o Batalhão de Operações Policiais Especiais “BOPE”. 

O capitão do BOPE treina novatos para substituí-lo, contudo, a realidade do sistema de segurança do Estado deixa claro diversos problemas como a corrupção e ligação com o crime organizado.  

O longa busca demonstrar como funciona o sistema de segurança do Rio de Janeiro, e o impacto direto que ele causa a população. 

V de Vingança

O filme mostra a história de Evey Hammond que vive na Inglaterra sob um regime totalitário. Ela acaba sendo salva por um homem conhecido apenas como “V”. 

O misterioso “V” começa a ganhar popularidade e convoca a população que não concorda com o sistema político opressor, para começar uma verdadeira revolução em busca de justiça e liberdade. 

E então, gostou das dicas?

Não deixe de ler também – Sociologia no ENEM: O que pode cair e dicas para estudar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.