Sociologia: Entenda o conceito de anomia

Termo criado pelo sociólogo alemão Émile Durkheim para elucidar momentos em que a sociedade gera interrupções das regras que gerenciam os indivíduos. 

Devido a ausência de regras os sujeitos são conduzidos ao isolamento diante da coletividade, culminando em crises e patologias sociais. 

Conteúdos de sociologia poderão aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso fique atento ao tema, acompanhe!

Origem da Anomia

A mudança nos modos de produção que ocorreu nas sociedades modernas, contribuiu para o estabelecimento de uma nova divisão social do trabalho.

Com isso, desencadeou-se o aumento do processo de urbanização e diminuindo a influência da moral e tradições na coesão social. 

Nesse processo as estruturas das ações das pessoas acabam enfraquecidas, pois a ausência de regras, deixa o estado praticamente invisível e a sociedade acaba agindo conforme seus interesses, sem objetivos e regras a seguir. 

A solidariedade mecânica presente em períodos anteriores, sai de cena, dando lugar a solidariedade natural, através da dependência interna entre os indivíduos. 

Características e patologia social

Durkheim, a sociedade exerce um papel controlador e doutrinador exercido de forma natural sobre os sujeitos. 

Essa doutrina acaba criando um ambiente de regulação possibilitando a atuação dos sujeitos dentro do corpo social do povo. 

Em determinados de crise e transformação social, criasse uma atmosfera anômica sem regras. Isto é, ausência de disciplinas e de regras para conduzir a sociedade. 

O ponto é que a ausência de regras em um estado desarmônico entre o individual e a coletividade, criam expectativas irrealizáveis na estrutura social. 

Como ocorrência esta desarmonia entre sujeitos e a sociedade pode desencadear diversas patologias sociais, entre elas, o suicídio. 

Em uma das suas obras “O Suicídio” de 1897, Durkheim afirma que existem três tipos de suicídio:

  • Egoísta: A pessoa acaba se isolando do meio social por não pensar conforme os princípios impostos pela sociedade. 
  • Altruísta: Se dá quando a pessoa é absorvida por uma causa coletiva que ela considera maior que a sua própria vida. 
  • Anômico: Acontece por conta das derivações sociais, deixando os indivíduos independente da coletividade, desregulados do restante da sociedade. 

Anomia social em criminologia

Durkheim abriu caminho para os estudos traçados por Robert Merton sobre a aproximação entre o direito e a sociologia. 

Merton criou a teoria da anomia afirmando que existe a desregulação das normas sociais e por conta disso os indivíduos fazem atos desviantes. 

Ele ainda afirma que a sociedade desenvolve uma relação entre duas estruturas: 

  • Metas culturais: Coisas que a sociedade valoriza como por exemplo: Riqueza, poder, posição social, entre outras. 
  • Procedimentos institucionais: Visa o controle e doutrinam os modos de vida como da família, escola, trabalho, entre outros. 

A anomia justamente acontecem nas sociedades quando essas duas estruturas estão desequilibradas e seguindo tendências das metas culturais em contrapartida aos valores institucionais. 

Por conta disso, as pessoas acabam percebendo o desequilíbrio com as normas sociais e acabam cometendo atos desviantes. 

Não deixe de ler também – Sociologia no ENEM: O que pode cair e dicas para estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.