Rococó: Uma introdução ao estilo para você estudar

Rococó descreve um tipo de arte e arquitetura que começou na França em meados do século XVIII, caracterizado por uma ornamentação delicada, mas substancial.

Muitas vezes classificadas simplesmente como “Barroco tardio”, as artes decorativas rococó floresceram por um curto período antes que o neoclassicismo varresse o mundo ocidental.

Rococó é mais um período do que um estilo específico. Frequentemente, essa era do século 18 é chamada de “Rococó”, um período que começa aproximadamente com a morte do Rei Sol da França, Luís XIV, em 1715, até a Revolução Francesa em 1789.

Foi a época pré-revolucionária da França de crescente secularismo e crescimento contínuo do que ficou conhecido como burguesia ou classe média.

Os patrocinadores das artes não eram exclusivamente da realeza e aristocratas, de modo que os artistas e artesãos puderam comercializar para um público mais amplo de consumidores de classe média. Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) composta não apenas para a realeza austríaca, mas também para o público.

O período Rococó na França foi de transição. Os cidadãos não ficavam em dívida com o novo rei Luís XV, que tinha apenas cinco anos. O período entre 1715 e quando Luís XV atingiu a maioridade em 1723 também é conhecido como Régence, uma época em que o governo francês era dirigido por um “regente”, que transferiu o centro do governo de Versalhes para Paris.

Os ideais de democracia alimentaram esta Idade da Razão (também conhecida como o Iluminismo ) quando a sociedade estava se libertando de sua monarquia absoluta.

A escala teve redução – as pinturas direcionaram-se para salões e negociantes de arte em vez de galerias do palácio -, assim como a elegância migrou-se para pequenos objetos práticos como lustres e terrinas de sopa.

Rococó Definido

Um estilo de arquitetura e decoração, de origem principalmente francesa, que representa a fase final do barroco em meados do séc. XVIII. caracterizado por ornamentação profusa, muitas vezes semi-abstrata e leveza de cor e peso. – Dicionário de Arquitetura e Construção

Características

As características do Rococó incluem o uso de curvas elaboradas e pergaminhos, ornamentos em forma de conchas e plantas, e salas inteiras de formato oval. Os padrões eram intrincados e os detalhes delicados.

Compare as complexidades do c. Câmara oval de 1740 mostrada acima no Hôtel de Soubise da França em Paris com o ouro autocrático na câmara do rei Luís XIV da França no Palácio de Versalhes, c. 1701.

No Rococó, as formas eram complexas e não simétricas. As cores costumavam ser claras e pastéis, mas não sem um toque ousado de brilho e luz. A aplicação de ouro foi proposital.

De acordo com especialistas, onde o barroco consistia em algo pesado, maciço e opressor, o rococó se mostra delicado, leve e charmoso. A saber, nem todo mundo ficou encantado com o Rococó, entretanto, dizem que os arquitetos e artistas envolvidos correram riscos maiores que outros.

Vale dizer que as pinturas se caracterizam pelo uso de cores suaves e contornos difusos, linhas curvas, ornamentação detalhada e falta de simetria. Além disso, o tema das pinturas desse período ficou mais ousado, fora dos padrões atuais.

E então, o que achou do conteúdo?

Não deixe de ler também – Barroco: Conheça a história de Aleijadinho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.